*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
Por toda a internet, existem centenas de receitas de esfoliantes para fazer em casa. No fundo, DIYs da cosmética.
Habitualmente, incluem, na sua lista, ingredientes como açúcar, sal ou café, que, misturados com óleo de coco ou outros semelhantes, fazem nascer uma poção mágica que promete manter a pele hiper hidratada, uniforme e sem pelos encravados.
Mas será que são seguros para os usarmos como alternativa aos que encontramos nas estantes de supermercados e lojas dedicadas ao universo da beleza?
Os esfoliantes caseiros são seguros?
Helena Margarida Ribeiro, docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, na área de Cosmetologia, clarifica que “a utilização de ingredientes sólidos, como açúcar ou sal, para a esfoliação requer cuidados de segurança”, devido ao “tamanho e dureza das partículas”.
E acrescenta: “partículas sólidas muito duras podem danificar a pele, mesmo tratando-se de um cosmético caseiro e com ingredientes naturais”.
Por isso, “jamais devemos usar mesinhas caseiras na nossa pele, muito menos substâncias que causam abrasão e abrem fissuras (mesmo que pequenas)”, afirma, perentoriamente, Joana Nobre, fundadora do Crème de la Crème e Program Manager de um Curso de Especialização em Dermocosmética.
“A tendência do do it yourself não é, de todo, recomendada na cosmética. Mesmo para quem a faz por princípios de sustentabilidade, convém reforçar que sem segurança não existe sustentabilidade”, sublinha.
Deste modo, o melhor é comprar um esfoliante. Afinal, aí, os produtos são controlados e regulamentados. “A regulamentação exige que todos os ingredientes utilizados em cosméticos sejam avaliados relativamente às suas características físico-químicas, microbiológicas e de toxicidade para assegurar a segurança dos produtos e dos consumidores”, finaliza Helena Ribeiro.
Resumindo: #Afinal, não, os esfoliantes caseiros não são seguros para a pele.