© Miguel Oliveira
A Expocosmética está de volta e estas são as tendências de beleza em destaque

A Expocosmética está de volta e estas são as tendências de beleza em destaque

Há muito para explorar na Exponor, no Porto, de 2 a 4 de abril, neste evento dedicado 100% à cosmética. Dizemos-lhe o que lá vai poder encontrar e quais as grandes tendências desta área.

Por Mar. 31. 2022

Back To Essencials é o mote para a 25ª edição da Expocosmética, a realizar-se de 2 a 4 de abril na Exponor, no Porto. Prepare-se porque vai encontrar mais de 160 expositores naquele que é o maior evento de beleza da Península Ibérica, dedicado a todas as áreas da cosmética, desde rosto, corpo, a cabelos e unhas.

Entre os muitos produtos e marcas que vai poder conhecer e experimentar, assista também aos shows, desfiles e palestras onde se irão discutir temas atuais relacionados com beleza, mas também com bem-estar, uma mensagem que tem vindo a ser explorada desde a última edição, em 2019.

“Estou há 15 anos em Portugal e vejo que houve não só uma grande abertura e aumento de interesse, como os conhecimentos relacionados com os procedimentos estéticos aumentaram muito. Isso é ótimo porque, estando as pessoas mais informadas, reduz-se o risco de caírem nas mãos de profissionais não habilitados, ou que sejam usados produtos de qualidade inferior que podem causar danos graves no local em que foram aplicados”, diz-nos Simone Ayres, especialista em Medicina Estética e CEO da Clínica Simone Ayres, assegurando que o público está agora mais preocupado com estes cuidados de beleza.

A pandemia alterou completamente o paradigma de consumo e acentuou uma maior preocupação com a saúde e o bem-estar – Amélia Estevão, diretora da Expocosmética

De referir que a importância que está a ser dada aos cuidados da pele decorre também, em grande parte, da experiência do confinamento, do teletrabalho e até do uso de máscara, a evidenciar sinais de envelhecimento ou imperfeições, alterando padrões de consumo que passaram a estar mais centrados em rotinas ligadas à saúde e bem-estar”, acrescenta.

Também Amélia Estevão, diretora da Expocosmética, reforça o impacto da pandemia nas rotinas diárias. “A pandemia alterou completamente o paradigma de consumo e acentuou uma maior preocupação com a saúde e o bem-estar, incentivando ao tempo para o autocuidado. Além disso, assistimos à ascensão de marcas com uma forte orientação para a sustentabilidade.”

Neste gigante evento, temos de falar de tendências. Os profissionais têm acompanhado a necessidade do público geral e também a organização da Expocosmética definiu as quatro grandes tendências que vai poder encontrar (e acompanhar) durante estes dias.

4 tendências a explorar na Expocosmética

Flash Beauty

“Cosméticos ou técnicas que têm por base proteínas tensoras que, ao serem aplicados, produzem um efeito lifting quase imediato, eliminando a flacidez na pele”, explica Amélia Estevão.

Healthy Aging

Healthy Aging é um conceito que tem como objetivo principal ver o ser humano como um todo e não apenas o envelhecimento localizado da pele”, afirma Simone Ayres.

“Evocamos a uma mudança de perspetiva: tendo como foco a manutenção de um estilo de vida saudável e o fortalecimento do organismo, vamos estar a atrasar o envelhecimento da pele ao mesmo tempo que se ganha (e muito) qualidade de vida. Na prática, baseia-se em associar tratamentos estéticos localizados a uma orientação personalizada e individualizada referente a diversos fatores (alimentação, modulação hormonal, reposição de vitaminas, aconselhamento de atividades físicas e mentais), não só pelo resultado estético, mas também pelo impacto a curto, médio e longo prazo na saúde”, refere.

Neuro cosmética

“A principal diferença entre a cosmética convencional e a neuro cosmética reside nas respetivas finalidades: enquanto, por um lado, os dermocosméticos convencionais se baseiam em ativos onde o target é exclusivamente a pele, por outro lado, a neuro cosmética, além dessa ação, procura, através da pele e do olfato, estimular o sistema nervoso combinando recursos neuro farmacológicos”, esclarece Simone Ayres

São várias as experiências que vai poder aproveitar no evento

Fun Beauty

“Produtos que colocam a diversão em torno da beleza ao mesmo tempo que oferecem benefícios e resultados efetivos. Esta é uma novidade muito inspirada na geração Z, mais disponível para experimentar novas cores e brincar com as infinitas possibilidades que a cosmética pode oferecer”, explica Amélia Estevão.

A diretora do evento, dá ainda o exemplo da série Euphoria, que teve um impacto significativo na cultura mais jovens, ditando algumas tendências.

A tecnologia aliada à beleza é, sem dúvida, uma das vertentes mais explorada nos últimos anos por esta indústria, tanto pelos gadgets que são cada vez mais usados nas rotinas de dia a dia, quer pelos tratamentos disponíveis.

Na área da estética clínica, a tecnologia tem ajudado imenso, já que são estes avanços, em termos de equipamentos cada vez mais eficazes e tratamentos menos invasivos, que muitas vezes ajudam a atrasar ou mesmo evitar uma cirurgia plástica além de proporcionar uma parceria muito mais ativa do médico com a profissional de estética”, afirma Simone Ayres.

As novidades do evento

Com a intenção de inovar a cada edição, a diretora da Expocosmética garante “uma intensa agenda de atividades, shows e palestras, que revelam transversalmente as tendências do mundo da cosmética, estética, unhas, maquilhagem e cabelo” e dá-nos ainda cinco sugestões a não perder.

1. Masterclass de maquilhagem com Paulo Almeida da MAC;
2. 2.º Congresso Nacional de Estética, Beleza e Saúde;
3. 6.ª edição do Challenge Barber Shop;
4. Show da Montibello;
5. Elements of Beauty – Masterclass por Ricardo Pedro.

Mais sobre agenda , tendência