Se há algo que esta estação deixou claro é que não existem limites para a criatividade. A prova disso está nos visuais que cada maquilhador criou para o outono-inverno. Poderíamos até dizer que as modelos parecem personagens saídas diretamente da mais recente série da HBO Euphoria, com riscos aleatórios desenhados por cima dos olhos, outros em formatos ondulantes e alguns até pintados com máscara de pestanas.
Rosto atrás de rosto, as modelos surgiram com visuais únicos, extravagantes e incríveis, cada um à sua maneira. O segredo para conseguir replicá-los está no equilíbrio entre elegância, delicadeza e o modo como maquilha o resto do rosto.
Se quer experimentar um eyeliner colorido e com um formato fora da caixa, deve apostar na simplicidade para o resto do rosto, de forma a que os olhos sejam o foco de atenção.
Eyeliner: as tendências que vão dar que falar
Ponto de fuga
O uso do eyeliner foi levado ao extremo e cada maquilhador apresentou a sua visão única e irreverente da tendência. Em Erdem e Zadig & Voltaire, os visuais foram semelhantes – aqui o eyeliner foi aplicado sobre toda a pálpebra móvel quase como se fosse uma sombra para terminar num traço que acompanha o canto externo do olho.
O smokey eye também esteve presente mas em menor quantidade, para dar lugar às manchas escuras espalhadas despreocupadamente ao longo dos olhos. Misturar cores e dar-lhe um aspeto coerente não foi a preocupação desta estação, em vez disso, quanto mais borrado o olho parecer, melhor.
Sabemos que esta técnica não é prática para o dia a dia, porém pode inspirar-se e interpretá-la através do uso de muito preto nos olhos. Se não está certa sobre o que experimentar, umas das melhores formas de não errar com a tendência é através do cat eye. Um clássico intemporal com um toque retro que pode, no entanto, ser modernizado recorrendo à cor ou diferentes técnicas.
Em Philipp Plein, o eyeliner foi feito em verde-lima, já em Sandy Liang, as modelos usaram um cat eye preto mas com a cauda ligeiramente alongada, enquanto que Zimmermann apostou numa cauda curta e levantada.
Pintar fora das linhas
Se, em alguns desfiles, se procurou dar uma nova voz ao clássico cat eye, noutros, o objetivo foi trazer novos formatos. Em Arthur Arbesser, o destaque foi para a cor e movimento, já Asai apostou em linhas retas umas por cima das outras como uma folha pautada.
No desfile de Giorgio Armani, o eyeliner foi desenhado junto à linha das pestanas na pálpebra superior mas afastado na pálpebra inferior.
No entanto, o prémio da excentricidade vai provavelmente para Iceberg, que pintou nos olhos das modelos linhas compridas em sintonia com a sombra utilizada, ou para Marni, que criou riscos aleatórios nos olhos das mesmas. Outros desfiles incluíram apenas toques de cor na parte interna ou externa dos olhos.
Traço afiado
Se gosta de um visual mais dramático e tem um pulso firme, opte pelos eyeliners líquidos. Além de um pigmento mais forte, este produto consegue desenhar um traço mais preciso e afinado.
O eyeliner em lápis é excelente para fazer o smokey eye ou para quem gosta de um visual grunge e imperfeito, além de ser mais fácil de utilizar para quem é iniciante no mundo da maquilhagem.
Pode ainda optar pelos lápis em gel, visto que a sua textura é mais cremosa e fácil de esbater. Quando escolher a sua textura de eleição, é só começar a experimentar; a grande vantagem desta tendência é que não existem realmente regras, tudo é válido desde que se sinta confortável.