O histerismo deu-se por esse mundo fora quando a 8 de setembro de 2017 foi lançada a primeira marca de maquilhagem de Rihanna. Fenty Beauty é o mais bem sucedido negócio da cantora dos Barbados que, um ano depois, chega a Portugal depois de já estar presente em 2073 lojas e em 29 países.
Enquanto esperávamos, ansiosamente, que Fenty Beauty chegasse ao território nacional, acompanhámos quase ao pormenor tudo o que ia sendo lançado na página de Instagram da marca, que nos ofereceu tutoriais e dicas de como usar os produtos. A própria Rihanna foi partilhando com os seguidores os looks feitos com os produtos-estrela da coleção e não tardou até as fãs correrem para as lojas para adquiri-los.
O sucesso da Fenty Beauty
Não tenhamos duvidas e vamos aos números: nos primeiros 40 dias de vida da marca, as vendas chegaram aos 100 milhões de dólares, segundo a Paper Magazine. Este ano, a cantora entrou para a lista da Forbes das Mulheres Mais Bem Pagas no Entreternimento, em 15.º lugar, com lucros no valor 37,5 milhões de dólares, graças à Fenty Beauty e à linha de lingerie Savage. Os lucros devem-se, sobretudo, a estas duas coleções e não ao dinheiro que Rihanna fez com a música – desde 2016 que a artista não vai em digressão.
Mas de onde veio tanto sucesso? Os produtos de Rihanna são, sem sombra de dúvida, para quem se quer destacar. Os iluminadores – como o Trophy Wife, por exemplo, um best-seller da marca – são distintos, com cores fortes e que não passam nada despercebidos. O Body Lava, um iluminador para os ombros, é outro dos produtos que mais deu que falar nos últimos tempo e que deu origem a centenas de tutoriais no YouTube.
Outro dos factores decisivos para o sucesso da Fenty Beauty foi a extensa variedade de bases para diferentes tons de pele. Ao todo, estão disponíveis 40 tons, para as peles mais claras às mais escuras. O lançamento foi aplaudido por influenciadoras, maquilhadoras e bloggers que se queixavam que a oferta de bases para peles negras nunca foi muito abrangente. Agora, isto foi totalmente democratizado.
“A maquilhagem está feita para nos divertirmos”, afirma Rihanna em comunicado. “Nunca devemos maquilhar-nos por obrigação, nem dar a impressão de que temos uma farda vestida. Desfrutem da liberdade de poderem voar mais longe, de correr riscos e de se atreverem a experimentar algo novo ou diferente”.
Já pode encontrar a marca Fenty Beauty nas lojas físicas e online da Sephora . Nós já escolhemos os produtos que queremos mesmo experimentar!
Os produtos da coleção de Rihanna que queremos (agora)
Gloss Bomb Universal Lip Luminizer (17,50€)
Usado sozinho ou como acabamento gloss, este batom nude é um verdadeiro chamariz para os lábios. Além disto, ficam nutridos – é formulado com manteiga de karité – e o aroma de pêssego e baunilha pode ser viciante.
Pro Filt’r Instant Retouch Primer (34, 90€)
É o passo da rotina de maquilhagem que não pode faltar: a aplicação de primer antes da base. Este não leva óleo, tem uma textura sedosa e é indicado para todo o tipo de pele. E fixe isto: não é necessário uma grande quantidade, basta uma dosagem. Aplique no centro do rosto e espalhe para fora.
Pro Filt’r Soft Matte Longwear Foundation (34,90€)
É uma das estrelas da coleção e percebemos porquê. Há 40 tonalidades diferentes de base para que acerte, na perfeição, com o seu tom de pele. O acabamento é sem brilho e a cobertura é de média a total. Além disto, a sua fórmula resiste ao suor e à humidade.
Match Stix Shimmer Stick: Highlight, blush, bronze (25,90€)
Estes marcadores estão disponíveis em iluminadores, blush e bronzers. São de longa duração, iridescentes, e tantos os iluminadores como os blushes estão disponíveis em 10 cores universais. Vão do laranja ao violeta e nós escolhemos o iluminador no tom Unicórnio. Como é que podemos resistir?
Killawatt Freestyle Highlighter: Glow with the flow (34,90€)
Não podíamos deixar de incluir o tom Trophy Wife na nossa seleção, claro. Na verdade, este produto é muito mais que um iluminador. Pode ser aplicado no rosto, olhos, lábios e até nos ombros. Maquilhe-se consoante a hora do dia com esta estrela da coleção.
Full-Bodied Foundation Brush (34,50€)
É composto por 140 mil cerdas sintéticas ultrafinas e um pincel de base líquida. Este pincel promete uma cobertura completa e ultraluminosa.
Portable Contour and Concealer Brush (24,90€)
É de tamanho pequeno e, por isso, pode andar sempre na sua carteira. Este pincel de contouring e corretor tem cerdas sintéticas macias, que prometem a máxima precisão quando se maquilhar.
Já conhecia a marca de maquilhagem de Rihanna? Veja ainda qual o nosso top de bronzers deste verão.