A flacidez é o enfraquecimento das fibras de colagénio (fibras elásticas) que sustentam os tecidos do nosso organismo. É fácil entender este processo: ao encher e esvaziar um balão, este não fica com o mesmo aspeto, esticado e liso, do início. Terá, sim, um aspeto mole e flácido.
O mesmo acontece com o exterior da nossa pele. A pele descai e adquire um aspeto envelhecido.
O que provoca a flacidez?
É natural. A pele perde firmeza
Ainda que o metabolismo do organismo varie de pessoa para pessoa, os anos passam por todos e, mais cedo ou mais tarde, a pele do corpo sofre um processo de envelhecimento devido às alterações nas fibras de colagénio que comprometem a tonicidade muscular. Não é só o seguro que morre de velho, as células também!
“Estamos paradas”
O sedentarismo é outro cúmplice desta ‘tragédia’. O tempo passado ao telemóvel e ao computador, as máquinas para fazer tudo e mais alguma coisa… o ritmo de vida facilitado que rege os tempos modernos convida-nos a estar paradas. Ora, assim os músculos adormecem e hibernam, até voltarem a ser solicitados.
Dietas ioiô
Outro fator a ter em conta é as oscilações bruscas de peso, provocadas por dietas ioiô perpetuadas no tempo. Estas são fatais para a flacidez da pele.
Álcool e tabaco
Não devemos esquecer, também, o álcool e o tabaco, os nossos falsos amigos. A pele de quem fuma sofre alterações nos fibroblastos e na circulação sanguínea, deixando-a com uma aparência mais flácida e desidratada.
Quanto ao álcool, ainda que o resveratrol presente no vinho tinto seja um bom antioxidante para a pele, uma coisa é um copo de vinho tinto ao fim de semana, outra são três ou quatro várias vezes por semana.
A menopausa
E, se entrou na menopausa, saiba que nesta fase os cuidados com a flacidez devem ser redobrados para manter a firmeza da pele. Há uma acentuada diminuição do colagénio e da elastina da pele, reduzindo-lhe drasticamente a hidratação.
18 hábitos a seguir para evitar a flacidez
Contudo, independentemente da sua idade, há sempre solução. Nunca é tarde para mudarmos para melhor e, por esse motivo deixo-lhe alguns conselhos de bons hábitos a aquirir – alimentares e de vida.
1. Mantenha um equilíbrio hormonal com uma alimentação equilibrada de proteínas (carne, ovos, peixe…), hidratos de carbono complexos (aveia, quinoa, batata-doce, feijão…) e gordura saudável (azeite, abacate, salmão…).
2. Consuma alimentos ricos em colagénio: gelatina, carnes, ovos, citrinos, frutos vermelhos, tomate, beterraba, nozes e amêndoas, vegetais verdes escuros, vegetais cor de laranja…).
3. Consuma alho, cebola e ananás, alimentos que promovem a circulação sanguínea.
4. In muitos vegetais (alface, agrião, aipo, brócolos, endívias, espinafres, pepino, etc…).
5. Ingira frutos secos sem sal, porque contêm óleos essenciais (amêndoas, nozes, castanhas-do-pará…).
6. Aposta nas frutas secas, porque contêm óleos essenciais (ameixas, tâmaras, passas…).
7. Opte por carne de aves e ovos, porque contêm proteína e vitamina B (além de colagénio).
8. Não se esqueça dos legumes, porque contêm ácido fólico, ferro, fibras e outros minerais (feijão-verde, abóbora, beterraba, nabo…).
9. Coma citrinos, por serem ricos em vitamina C e em proteínas de colagénio.
10. Mantenha um peso estável e constante (é fundamental!).
11. Evite o excesso de sol.
12. Reduza a ansiedade ao máximo (medite, passeie, leia, telefone a uma amiga, vá ao cinema…).
13. Pratique Pilates.
14. Use bons cremes, específicos para o tratamento que procura.
15. Evite fazer depilação com cera quente.
16. Não cruze as pernas quando se senta para não comprimir a circulação.
17. Não use roupas muito apertadas nem saltos altos durante muito tempo.
18. Faça massagens regularmente.
Original do Rio De Janeiro, Brasil, Izabel de Paula é body shaper expert. Tem como missão criar novos conceitos de beleza e bem-estar para as mulheres. É autora dos livros Barriga Fit (2017) e Os Pecados do Corpo (2019) e abriu em Lisboa a sua primeira clínica de tratamentos, visitada por inúmeras figuras públicas. Conta ainda com uma linha de produtos próprios patenteados. Pode acompanhá-la no site, Facebook e Instagram.
Já segue alguns destes bons hábitos de combate à flacidez? Saiba ainda o que fazer para evitar e tratar a celulite.