Há uns dias, estava a pensar na minha avó e veio-me à cabeça uma das minhas primeiras memórias de infância. Lembro-me de a ver cuidar das rosas que tinha no jardim e de as podar com cuidado com as suas luvas pretas
de pele calçadas.
Enquanto recordava este momento, outras memórias surgiram, sempre ligadas a esta flor, que era tão importante para ela. Lembro-me de a ver usar um blush com o padrão de uma rosa, de aplicar água de rosas, até o batom que usava em dias de festa era uma homenagem a esta flor.
Apesar de não ser a minha espécie favorita dentro do enorme universo das plantas, não deixa de ser uma flor que guardo no coração por tudo o que me faz lembrar.
Consoante a espécie, as flores podem acalmar, dar firmesa ou nutrir a pele
Se me perguntassem, adoro girassóis e orquídeas, mas talvez as orquídeas tenham essa importância porque são a espécie favorita da minha mãe e, com isto, foi impossível não pensar no peso que uma flor pode ter na rotina de beleza de alguém.
Por exemplo, um dos cremes de pescoço de que mais gosto tem girassol na sua composição, já o creme de noite da minha mãe tem a orquídea como ingrediente principal, e a minha avó baseava a sua rotina de cuidados de pele em formulações que incluíam rosa.
Ao investigar o tema a um nível mais profundo, apercebi-me de que o mundo da beleza não só vê na Natureza inspiração, como eficácia e resultados que sobrevivem à prova do tempo. As flores acompanham-nos desde a Antiguidade e cada uma delas tem as suas propriedades. Descubra-as.
Flower Power
Camomila para um momento zen
Comummente consumida em forma de chá, pelas suas propriedades relaxantes, a camomila tem também uma ação calmante na pele.
As suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes aceleram o processo de regeneração celular e reduzem os sinais de envelhecimento.
Esta planta é ainda responsável por acalmar a vermelhidão na pele sensível, reduzir o inchaço e uniformizar o tom através dos agentes aclaradores.
Camélia do Oriente para a pele
Foi o segredo de beleza das gueixas japonesas durante séculos. A camélia é cada vez mais encontrada em diferentes cosméticos.
Ao atuar como antioxidante natural, esta flor protege a pele dos radicais livres e da radiação UV, enquanto as suas propriedades anti-inflamatórias também a tornam uma excelente opção para acalmar a pele irritada ou com tendência acneica.
Rica em vitaminas A, D e E, estimula a produção de células saudáveis, repara as células danificadas e preserva a hidratação do rosto, tornando-o menos propenso a desenvolver rugas.
Lavanda para iluminar o rosto
Conhecida pelo seu aroma calmante e efeito relaxante, a lavanda é muito usada nos tratamentos de spa, mas não apenas para promover o relaxamento; também combate a acne.
Com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e adstringentes, contribui para uma pele luminosa e com aspeto saudável, previne borbulhas e reduz o excesso de oleosidade.
As fórmulas com lavanda limpam, acalmam e reparam os danos causados pelos agentes bacterianos, além de minimizarem os sinais de envelhecimento. E, claro, o seu aroma é excelente para ajudar a descansar.
Peónia e o cuidado profundo
Popularizada pelas suas propriedades calmantes, a peónia reduz efetivamente a sensibilidade da pele, deixando-a suave ao longo do dia.
No entanto, esta flor é rica em oligossacáridos e, consoante o modo como é incluída nas fórmulas cosméticas, pode atuar para reforçar a espessura do tecido adiposo, restaurando o volume e os contornos do rosto.
Orquídea para prolongar a vida
A orquídea é considerada a rainha do tempo, sobretudo por causa dos seus mecanismos de longevidade (algumas orquídeas podem viver centenas de anos).
No universo cosmético, é usada pelo seu elevado poder de regeneração cutâneo, que ajuda a prolongar a vida das células e as suas funções vitais.
Algumas espécies de orquídea são também conhecidas pelas suas propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e revigorantes.
Rosa é o gesto de amor
De fragrâncias a cremes de corpo, a rosa tem sido usada ao longo da História de diferentes maneiras. Enquanto os egípcios a ferviam para usar em bálsamos faciais, os gregos e os romanos usavam-na como tratamento antienvelhecimento para as rugas ou colocavam as suas pétalas no banho.
Já na época medieval, a água de rosas era considerada um poderoso tónico para a pele e o seu óleo a base de qualquer perfume. Com antioxidantes e células que ajudam na regeneração celular, a rosa reduz a aparência de rugas, linhas finas e cicatrizes.
Rica em vitaminas C e A, diminui a aparência de manchas de pigmentação e promove a produção de colagénio, mantendo o rosto hidratado.
Girassol a acompanhar o sol
Rico em antioxidantes, o girassol pode conter até duas mil sementes, das quais é extraído o óleo incluído nos cosméticos.
Com excelentes propriedades suavizantes, é ideal para nutrir e ajudar a pele mais seca a manter os níveis de hidratação.
Dentro da sua composição, é ainda possível encontrar outro tipo de vitaminas que ajudam a reconstruir
e manter a barreira cutânea, enquanto protegem o rosto dos radicais livres.