Frequentemente utilizada para eliminar doenças, a pedra Gua Sha teve origem na China antiga e é uma das formas mais antigas de medicina tradicional alguma vez registada.
Aconselhada para tratar rugas e flacidez facial e drenagem linfática do corpo, a Gua Sha pode mesmo transformar o rosto e a aparência, para além de contribuir para o bem-estar geral. Para além disso, é uma ferramenta esteticamente bonita para ter na casa de banho ou tocador.
Em jade, quartzo e obsidiana, os benefícios deste instrumento vão sem dúvida conquistá-la.
O que é e como funciona
Geralmente feita de jade ou quartzo rosa, a Gua Sha varia em tamanho, já que pode ser utilizada no corpo ou no rosto.
É uma pedra esculpida, plana e lisa, que tem o poder de potenciar a drenagem linfática e dar um efeito lifting e anti-envelhecimento.
Na realidade, o sistema linfático é mais lento que o sistema circulatório, o que facilita a acumulação de resíduos, que, por sua vez, promovem o envelhecimento da pele, tanto do corpo como do rosto.
Então, ao utilizar uma pedra Gua Sha, está não só a estimular os vasos sanguíneos e a circulação, como a impulsionar a drenagem de toxinas, o que melhora a vitalidade da pele e proporciona o efeito lifting que todas queremos.
A boa notícia? A sua utilização regular tem também um efeito relaxante e anti-inflamatório, que contribuí para a eliminação de enxaquecas, dores no pescoço, costas e stresse.
Não se esqueça de utilizar este instrumento em pele limpa e hidratada, idealmente depois de aplicar um sérum ou óleo.
Roller ou Gua Sha?
Se já ouviu falar da pedra Gua Sha, então provavelmente também já conhece o jade roller. Porém, estes utensílios de beleza têm utilidades diferentes.
O jade roller, ou rolo facial, é indicado para reduzir o inchaço do rosto e ajudar os produtos a penetrar no mesmo, enquanto a Gua Sha, para além do seu uso exigir mais tempo, tem efeitos mais abrangentes, como drenagem linfática, efeito lifting e redução de rugas e flacidez.
Se conseguir, o ideal é combinar ambas as ferramentas na sua rotina diária. Comece por utilizar o rolo, sempre de baixo para cima, da parte interior da face para fora, com alguma pressão.
Passe o jade roller primeiro pelo pescoço, depois queixo, maçãs do rosto, contorno dos olhos e finalize na testa.
De seguida, e depois de aplicar algum produto hidratante, de forma a não prejudicar a sua tez, utilize então a Gua Sha. Comece pelos contornos do rosto, avance para as maçãs do rosto, contorno de olhos, testa e termine nos lábios.
Como escolher a pedra ideal
Para utilizar no corpo, sugerimos que opte por uma Gua Sha de tamanho grande, em forma de S e de quartzo, já que esta pedra ajuda a reduzir o inchaço e melhora a circulação.
Assim, pode utilizá-la em partes mais densas do corpo, como as nádegas, coxas, pescoço, ombros e costas. Lembre-se, a pele do pescoço é mais fina e sensível, por isso, aplique pouca força nesta zona.
Já para o rosto, o ideal é escolher uma pedra em jade, que proporciona efeitos calmantes, em forma de coração (para as sobrancelhas, queixo e maçãs do rosto) ou em pé de pato, também chamada de três pontas, que pode ser utilizada na testa e mandíbula.
A ter em atenção
Antes de comprar uma Gua Sha, saiba que existem várias imitações que não têm o mesmo efeito e podem até danificar a sua pele. Na verdade, existem algumas formas de identificar uma pedra verdadeira. Basta seguir estes passos:
1. Se for feita de pedra natural está sempre fria, nunca à temperatura ambiente;
2. Por muito polida que esteja, a pedra verdadeira vai sempre ter imperfeições. Numa Gua Sha natural encontrará veias e tonalidades diferentes;
3. Se colocar a pedra contra a luz e encontrar bolhas, esta é falsa, pois uma pedra verdadeira tem frequentemente filamentos, não bolhas.
Onde comprar
Adicione esta ferramenta à sua rotina de beleza e em pouco tempo terá resultados. Veja as nossas sugestões.