Com mais de 150 anos, a Guerlain é uma marca que já provou o seu valor, o seu compromisso com a natureza e a responsabilidade social através da criação inúmeros projetos sociais.
Desde o início que a sua procura por materiais mais naturais e eficazes levou a equipa de pesquisa a interessar-se particularmente pelas abelhas e os seus derivados. Isto porque, estes pequenos animais, são responsáveis por produzir uma das substâncias mais curativas para a pele, em todo o mundo – o mel.
Para Frédéric Bonté, Diretor da Equipa de Pesquisa Científica da Guerlain, “nem todo o mel é eficaz, foi necessário selecionar os mais eficazes nos mecanismos de reparação da pele. Ao longo de mais de dez anos, fizemos muita pesquisa e descobrimos novas combinações de mel e geleia real, que nos permitiram ter cuidados mais completos e eficazes”.
Viagem no tempo
Se regressarmos algumas centenas de anos no tempo, ficamos a perceber que o mel já era usado na antiguidade e a apicultura era uma pratica realizada há milénios. Aliás, foi encontrada numa gruta, em Espanha, uma pintura rupestre com cerca de oito mil anos onde é possível observar uma pessoa a tentar recolher o mel das abelhas.
As propriedades curativas do mel eram conhecidas já no antigo Egipto e até na Grécia, onde este ingrediente era muito usado para curar feridas. No entanto, o uso do mel começou a cair em desuso com a passagem do tempo e, (muito) mais tarde, com o aparecimento dos antibióticos.
O poder do mel
Para desenvolver a tecnologia destes produtos, a Guerlain estudou as micro lesões nas células da pele, responsáveis por acelerar o envelhecimento cutâneo.
A quem podemos agradecer por estas lesões? Ao maior inimigo da atualidade, o stresse, visto que este interfere no processo de comunicação das células e aumenta os sinais de envelhecimento.
Disto resultou uma colaboração entre Alexis Desmoulière, professor de Fisiologia na Faculdade de Farmácia da universidade de Limoges, e o Dr. Frédéric Bonté, onde descobriam de que forma o mel atua para reparar a pele.
Geleia real, o alimento da realeza
Mais precisamente da abelha-rainha. Este alimento, muito precioso para as fórmulas da Guerlain, é o resultado da secreção das glândulas das abelhas operárias durante um curto período de tempo. Mais precisamente entre o quinto e décimo quarto dia das suas vidas.
A geleia real é mais complexa do que o mel e possui aminoácidos fundamentais para a reconstrução e reparação do tecido cutâneo.
Uma linha intemporal
Há dez anos a acompanhar as rotinas de cuidados de rosto de mulheres por todo o mundo, a gama Abeille Royale oferece uma experiência sensorial única. Este ano, juntam-se à família dois novos membros, a Loção Fortificante e o Óleo Desmaquilhante Antipoluição.
Formulada com 98% de ingredientes de origem natural e geleia real, a loção ajuda a pele a afastar os efeitos do stresse e poluição, deixando-a mais forte e bonita.
A fórmula usa uma tecnologia exclusiva que difunde 25 vezes mais a geleia real na pele, o que acaba por melhorar a capacidade da mesma de combater os efeitos do stresse.

Loção fortificante, Guerlain, 65€ (150ml)
Deve ser usada como o primeiro passo após a limpeza, o rosto fica hidratado, preenchido, luminoso e pronto para receber os restantes cuidados, como o Youth Watery Oil e o Sérum Double R.
Estes produtos, quando usados em conjunto durante sete dias, transformam a pele. O primeiro deixa o rosto mais suave e instantaneamente preenchido, já o segundo usa uma tecnologia dupla para um efeito peeling e lifting, enquanto afina o grão da pele e a ilumina.
Para acompanhar o lançamento da Loção Fortificante, Guerlain adicionou pela primeira vez um desmaquilhante à gama. A sua textura derrete-se na pele e remove a maquilhagem e poluição que assentam no rosto diariamente. Em contacto com a água, transforma-se num leite para manter a suavidade, conforto e hidratação da pele.

Óleo desmaquilhante antipoluição, Guerlain, 55€ (150ml)
Compromissos e sustentabilidade
Inspirada pela natureza e as abelhas, a Guerlain compromete-se a preservar e a proteger a sua existência no planeta.
Nos seus inúmeros projetos e colaborações incluem-se: a parceria com a Association for the Ouessant Island Britanny Black Bee Conservatory, onde a marca contribui financeiramente e através de pesquisa e comunicação; em 2015 associou-se com a OFA para ajudar a desenvolver colmeias na Europa; criou a Universidade das Abelhas, onde reúne alguns dos melhores especialistas neste animal.
Seguiu-se a Escola das Abelhas, em 2018, um programa escolar para crianças, onde alerta para a importância e o papel deste animal no mundo. Este ano, a marca lançou a UNESCO-MAB, em parceria com a OFA, onde vão treinar apicultores, criar novas empresas de apicultura e medir os benefícios da polinização no mundo.
No que respeita às embalagens, a linha Abeille Royale conta com 90% de vidro reciclado, isto traduz-se numa redução anual da pegada de carbono em 44% e uma redução no consumo de água em 42%.