O número de pincéis a ter em casa varia com a exigência da maquilhagem que queremos fazer, é um facto. De qualquer forma, há um top 10 que devemos pelo menos considerar ter para tentar maquilhar com maior precisão. Seja no rosto, nos olhos ou nos lábios.
A Saber Viver preparou um guia dos pincéis mais comuns e explica-lhe a função de cada um. Veja tudo a baixo, e siga as nossas sugestões.
Guia prático de pincéis de maquilhagem
Pincel para a base
Meio achatado e redondo, o pincel de base com esta forma e com cerdas direitas ajuda a espalhar o produto uniformemente, de forma rápida e sem falhas. Use-o, principalmente, em bases líquidas ou cremosas – em último caso, pode ajudar também a espalhar o corretor de olheiras.
Pincel para pó
O pincel para aplicar bronzer ou pó compacto deve ser largo, arredondado e ter cerdas sintéticas que, por sua vez, são mais macias. É indicado para aplicar pó em zonas maiores, como as maçãs do rosto, testa ou queixo. Para poupar o produto, e não ficar com manchas, certifique-se que passa com o pincel apenas uma vez no pó. Mais do que isso, estará a desperdiçar produto.
Pincel para iluminador
Nota: para usar iluminador não utilize um pincel largo e com demasiadas cerdas. O iluminador deve ser aplicado em áreas muito específicas – acima das maçãs do rosto, nariz e acima do queixo – e, por isso, o pincel deve ser fino e com poucos pelos. Este tipo de pincel pode ainda servir para aplicar sombras na pálpebra móvel do olho.
Pincel para blush e contorno
É o pincel perfeito para quem quer esculpir o rosto e torná-lo mais direito – as pessoas com uma forma de rosto mais redonda vão beneficiar com pincel. Se usar pó bronzeador ou blush castanho deve aplicá-lo por baixo das maçãs do rosto, para definir esta zona. A sua forma diagonal vai ajudá-la a fazer melhor este risco reto e ainda pode usá-lo para aplicar blush cor de rosa ou pêssego na zona das bochechas.
Pincel para a pálpebra móvel
Indispensável para aplicar qualquer sombra nos olhos, devido à sua forma e à sua precisão. É achatado, ligeiramente redondo e serve para espalhar a sombra – seja ela em pó ou creme – por toda a pálpebra móvel. Pode ainda usá-lo para espalhar uma sombra mais escura (até mesmo preta) ao longo da linha da pestana, de um canto ao outro.
Pincel para o côncavo
Em inglês a técnica chama-se blending. Em português, não há uma palavra exata, mas traduz-se em espalhar a sombra na zona côncava do olho, da forma mais uniforme possível.
Deve ser ligeiramente mais largo na ponta e ter mais fibras do que o normal num pincel de olhos. Se, por exemplo, colocar uma sombra mais escura no canto externo do olho, pode espalhá-la para o lado contrário, quase como um esfumado, fazendo um degradé perfeito.
Pincel para eyeliner
Não acerta, por nada, com o eyeliner líquido ou em caneta? Então dê uma chance ao eyeliner em creme, aplicado com um pincel como este: achatado, fino, diagonal e com poucas cerdas.
Ajuda a definir que tipo de linha quer fazer no olho (mais grossa ou mais fina) e basta passar com o pincel junto à linha da pestana. Quando chegar ao canto externo, continue a linha para fora, utilizando a ponta do pincel para conseguir defini-la melhor.
Pincel para sobrancelhas
É muito parecido ao anterior, mas é um dois-em-um muito prático: serve para sobrancelhas e pestanas.
A ponta diagonal serve para definir as sobrancelhas com um produto indicado para este fim, mas antes pode sempre penteá-las com a escova do outro lado. Utilize ainda esta escova para separar as pestanas e alongá-las.
Pincel para contorno de lábios
Aplica diretamente o batom nos lábios? Se utilizar batons nude ou claros, não deverá encontrar grandes problemas. Porém, se o fizer com tons escuros, como castanhos, roxos ou vermelhos, o resultado poderá não ser o melhor.
Em vez disso, escolha um pincel de lábios achatado, fino e com poucas cerdas que a ajude a definir bem o contorno.
Pincel de preenchimento de lábios
Depois de fazer o contorno, aplique o batom em todo o lábio com um pincel ligeiramente mais largo. É um processo rápido e muito fácil.
A dica essencial para escolher o melhor kit de pincéis
Agora já sabemos quais são os principais pincéis a ter lá em casa e a função de cada um. Mas que características devemos ter em consideração quando escolhemos estes utensílios? “A qualidade do pelo para mim é imprescindível”, diz-nos Mel Jordão, maquilhadora profissional e digital influencer.
“Primeiro, porque se tiverem menos qualidade acabam por picar o rosto e torna-se desconfortável maquilharmo-nos com eles. Depois, uma boa quantidade de cerda com qualidade faz com que tenhamos mais precisão na aplicação do produto, e consequentemente, faz com que a nossa maquilhagem dure mais tempo”, explica-nos.
Além disto, “se o pelo do pincel de olhos não for comprido e macio, não vai esfumar bem a sombra e acabamos por ficar com a sombra em camadas, o que visivelmente não fica bonito”, adianta.
A maquilhadora acaba de lançar o seu primeiro kit de pincéis de maquilhagem. É composto por: pincel de base, pincel de correção, pincel de pó, pincel de blush/contorno, pincel duo de olhos, pincel de eyeliner e pincel de lábios.
“Preciso de todos para fazer uma maquilhagem do inicio ao fim, ou seja, não dispenso o de base, correção, pó, blush/contorno, olhos, eyeliner e lábios”, afirma.
No que diz respeito a dificuldades de maquilhagem, Mel Jordão afirma que há uma que é mais comum a todas as mulheres. “Noto que a maior dificuldade é em saber aplicar a base, a ideia é trabalhar a base no rosto, ou seja, espalhá-la bem até termos a cobertura pretendida. O que não é necessariamente um erro, mas sim falta de prática.”
Costuma usar pincéis no dia a dia? Aprenda a organizar a maquilhagem em casa segundo o método de Marie Kondo.