Hoje em dia, já não há quem não saiba o que cada ingrediente cosmético ou cuidado de pele representa. Com consumidoras cada vez mais informadas, que entendem que os cuidados de pele não terminam no rosto, as marcas começaram a alargar as suas fórmulas potentes a outras zonas do corpo.
Como tal, era apenas uma questão de tempo até estes ingredientes ativos chegarem aos cuidados capilares. Assim, surgiu o hair skinification ou a tendência para criar cuidados de cabelo com os ingredientes geralmente reservados aos produtos de rosto, mas muito eficazes.
Durante muitos anos, os produtos de cabelo consistiam em reparar os danos já instalados, mas, agora, a prevenção com foco na saúde capilar vem em primeiro lugar.
À medida que se vai percebendo que um cabelo luminoso resulta de um couro cabeludo saudável, o aumento do conhecimento sobre o microbioma da pele desta zona tem também crescido.
E talvez seja por isso que o conceito de hair skinification se esteja, cada vez mais, a estabelecer como um movimento que reconhece a importante ligação entre ingredientes e tratamentos que são geralmente destinados às rotinas de pele.
As novas rotinas capilares incluem gestos e ingredientes que eram destinados ao rosto
Mudar a rotina
Longe vão os dias em que todas usávamos o mesmo champô e condicionador. Atualmente, numa família com mais de uma mulher, é comum existirem pelo menos duas ou três marcas diferentes que atuam nas necessidades de cada uma.
Durante anos, achou-se que o papel das glândulas sebáceas era suficiente para o crescimento e bem-estar capilar, porém, tal como acontece com os cuidados de pele, não existe um produto que atue em todas as frentes, principalmente porque existem diferentes fibras, texturas e necessidades capilares.
Gradualmente, a maioria das consumidoras foi compreendendo que compensava apostar em ingredientes de qualidade nas suas rotinas de beleza e essa transição já se está a notar nas rotinas capilares.
Mas não são apenas os ingredientes que viajaram para estas fórmulas; existem gestos que antes eram destinados ao rosto e agora são incluídos nas rotinas de cabelo.
Semelhante aos cuidados de pele, os primeiros passos envolvem preparar o couro cabeludo para receber melhor os restantes produtos.
A esfoliação ajuda a desobstruir os folículos capilares e a remover impurezas, e normalmente recorre a fórmulas que incluem ácido salicílico ou glicólico.
De seguida, procede-se à lavagem com um champô que contenha agentes de limpeza não abrasivos, como água micelar.
Já a hidratação, deve ser feita com condicionador ou máscara, para manter o equilíbrio entre a retenção de água e a produção de óleo.
Os séruns são o elemento perfeito para um boost de nutrição e para promover o crescimento de um cabelo saudável e podem incluir ingredientes como ácido hialurónico ou queratina.
Finalmente, o último passo assenta na proteção contra a radiação UVA e o calor.
Prevenir em vez de remediar
Apesar de pequena, esta mudança traz imensos benefícios ao cabelo, deixando-o mais luminoso e saudável a longo prazo.
Para aderir à tendência, basta compreender quais são as suas necessidades e criar uma rotina adequada à sua fibra capilar e escalpe.
No fundo, basta aplicar as mesmas regras que utiliza para os cuidados de rosto: se tem um couro cabeludo oleoso, deve apostar numa esfoliação regular ou em máscaras purificantes; se for seco, evite a limpeza excessiva e opte por um tratamento nutritivo.
Tenha em conta que a ideia deste movimento não é complicar a rotina capilar, mas elevá-la com os produtos certos, preferindo a qualidade à quantidade.
Se, ainda assim, sentir que precisa de ajuda para navegar neste novo mundo, pode sempre consultar um especialista, como um tricologista.
Poção mágica
Ingredientes conhecidos combinados com fórmulas poderosas, traduzem-se em produtos eficazes que comprovam os benefícios do hair skinification.