Hanbang: a tendência de beleza baseada em remédios naturais coreanos (e resultados únicos)
É original da Coreia e, só por isso, merece toda a nossa atenção. Foi desenvolvida para maximizar os efeitos dos produtos de beleza, mas com uma base bastante natural. Damos-lhe a conhecer a Hanbang.
Além de uma cultura rica, a Coreia é especialista numa temática que vai além da estética e entra na área do bem-estar: a cosmética. É de lá que vem uma tendência cada vez mais proeminente, mas que ainda não ganhou espaço próprio no Ocidente (ainda que já dê ar de sua graça). Chama-se Hanbang e é muito mais do que uma simples aplicação de um cosmético no rosto.
Enquanto em Portugal o conceito é novo, nos blogues e em plataformas estrangeiras dedicadas ao assunto já há especialistas coreanos a explicar em que é que consiste e como pode ser uma mais valia para a nossa pele.
O que é a Hanbang?
É uma tendência com base na medicina tradicional coreana, à base de plantas consideradas remédios naturais, sendo esta a característica mais importante na composição dos seus produtos.
Acontece que esta tendência é focada nos benefícios que estas plantas podem trazer à pele, por isso, seja qual for o tipo de produto (tónico, creme de rosto, água micelar, sérum, etc), a sua composição é muito mais natural do que química. O que, eventualmente, poderá não resultar para qualquer pessoa, uma vez que os aromas, por norma, são muito intensos.
Mas, atenção, porque isto não é estanque. Para se adaptar ao Ocidente, são várias as marcas que optam por introduzir ingredientes como ácido hilurónico, por exemplo, para tornar os produtos mais específicos para cada tipo de pele e personalizados. Porém, isto foge ligeiramente à filosofia da Hanbang.
A cosmética por detrás desta tendência é um pouco mais holística e não pretende tratar problemas como a acne ou rugas. Tenciona, antes, tratar a pele como um todo e dar-lhe tudo o que precisa, através dos benefícios das plantas.
Os ingredientes-chave e a diferença da cosmética tradicional
Nesta tendência, o ginseng é um dos principais ingredientes, mas existem mais, como: alcaçuz, gengibre ou madressilva. Contém inúmeros antioxidantes que tratam dos radicais livres (agressores da pele) e deixam a tez saudável.
A forma como estes ingredientes são tratados é, também ela, diferente. As ervas utilizadas passam por um processo de fermentação que pode ir de dias até meses – depende muito da maturação das plantas e da fermentação que a marca pretende. Processos mais morosos significam um maior custo para as marcas, ou seja, nem todas estão dispostas a demorar tanto tempo a produzir o produto.
O objetivo da Hanbang é simples: conseguir uma pele saudável, através de compostos biologicamente ativos, aplicados de forma tópica.
Deixamos-lhe em baixo algumas marcas que seguem este princípio.