O verão acabou e chegou a altura de trocar as loções pelos cremes mais ricos que mantêm a camada lipídica da derme. Mas como nem só de cremes se completa uma boa hidratação, reunimos alguns cuidados caseiros e regras de ouro que deve começar já a praticar:
Banhos mornos, em vez de quentes
Sim, todas adoramos acordar e correr para o duche bem quente porque nos dá aquela sensação de conforto. Mas a nossa pele não adora água demasiado quente.
Experimente baixar aos poucos a temperatura da água no duche. Assim, evita a perda dos óleos naturais da pele que tanta falta nos fazem ao longo do dia. Para os preservar, devemos usar cremes de banho que não agridam apele, sem sabão e com agentes hidratantes.
Logo a seguir ao banho, hidrate o corpo
Assim que sai do banho, a pele fica mais sensível, com os poros abertos, e por isso receptiva à hidratação através de cremes, óleos e loções.
Tenha o seu hidratante por perto para que seja quase impossível esquecer-se deste passo.
Beba água, chás e infusões
Troque os chás frios e refrescos de verão pelas bebidas quentes de inverno. A recomendação é de 1,5L ou 2L de água por dia.
Previna o cieiro
A velha máxima de que mais vale prevenir do que remediar continua a funcionar. Use um batom para o cieiro mesmo quando pareça não precisar dele. Não espere que os lábios sequem para começar a usá-lo. Previna a pele seca e feridas causadas pelo cieiro. O ideal é usar um batom ou stick à base de propolis e óleos naturais como os da gama da Barral.
Se já come bem, coma ainda melhor
Para além de fortalecer o seu sistema imunitário, alimentos como os espinafres, tomate e pepino hidratam a o corpo e a pele. Barreiras lipídicas são essenciais para manter a hidratação. E peixes de água fria, como o salmão, são ideais para o inverno.
Hidratar a pele está nas suas mãos.
A pele das nossas mãos é mais espessa e tem menos glândulas sebáceas. Tradução: é mais propensa a secar. Para lhe devolver e manter a hidratação, experimente o creme de mãos da Barral (creme de rápida absorção e que repara a pele em profundidade).
A hidratação está no ar!
Como disse a Dra. Angela Lamb, diretora da Faculdade de Dermatologia do Westside Mount Sinai em NY ao Huffington Post, a nossa pele “é a barreira que mantém a água dentro do corpo, então quando está seca e fria, a água evapora da superfície de forma mais rápida e fácil.” Os humidificadores são uma óptima maneira de humedecer o ar. Para evitar o ressecamento, a Dra Angela Lamb recomenda o uso de um humidificador e sugere, reforçando a recomendação do ponto acima, “beber mais um copo ou dois de água”.
Acreditamos em muitos factos que afinal não passam de mitos. Conheça aqui 5 mitos sobre a hidratação nos quais tem de parar de acreditar.