Se estabelecermos uma linha de tempo, conseguimos observar que os estereótipos, os tabus, os certos e os errados têm variações tão estranhas quanto a sua natureza. Se há dez anos era quase excêntrico (e esta é uma palavra simpática) ver um homem maquilhado na rua, hoje não é tão chocante saber que o sexo masculino é capaz de entrar numa loja de cosmética para comprar um corretor de olheiras. Mas podemos voltar ainda mais atrás.
Se a maquilhagem é das mulheres e os homens são menos másculos por usar um creme de rosto, no Antigo Egipto, por exemplo, um homem era considerado de um bom estatuto social se usasse eyeliner. Na Roma Antiga, os homens usavam pigmentos vermelhos na zona das maçãs do rosto e pintavam as unhas com uma mistura de gordura e sangue de porco para serem mais atraentes.
Durante milhares de anos, a maquilhagem era usada por ambos os sexos, sendo este um ritual de beleza comum e sem qualquer preconceito associado. No reinado da rainha Isabel I, no século XVI, os homens usavam pó branco, símbolo de um estatuto social alto, mas este padrão mudou quando a própria considerou que a maquilhagem era vulgar e ‘obra do diabo’.
A tal linha de tempo de que falámos sofreu variações drásticas ao longo dos anos, mas parece chegar agora a bom porto. Sacudimos as ideias preconcebidas e damos oportunidade a um novo mundo: ao cuidado de rosto e aos produtos para homens.
O boom da indústria da cosmética masculina
Os lançamentos de linhas de beleza dedicadas a homens são cada vez mais recorrentes porque a procura por este tipo de produtos aumentou, e muito.
Num estudo norte-americano realizado pela Mintel, empresa de marketing, lê-se que quase dois terços dos homens, de idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, usam creme de rosto, e 70% não dispensa o protetor solar.
A percentagem de homens que utiliza cuidados de rosto subiu, na verdade, para os 84%. Em Portugal, não fugimos da tendência. Um estudo realizado pela L’Oréal Portugal mostrou que 75% dos homens portugueses usam produtos de beleza. Já 89% tem um papel ativo na escolha e compra dos produtos que utiliza, porém 64% ainda use gamas unissexo.
A preocupação existe, cresce e o mercado modifica-se consoante estas estatísticas. As marcas mostram-se cada vez mais atentas e lançam linhas focadas em tratamento e maquilhagem para o sexo masculino.
A Chanel anunciou, em agosto último, que iria lançar uma linha de maquilhagem exclusiva para homens com base, bálsamo de lábios e lápis de sobrancelhas. O mesmo acontece com outras marcas como Yves Saint Laurent e Tom Ford, que criaram produtos específicos para homens, como lápis de olhos, corretores de olheiras e cremes autobronzeadores. Parecendo que não, as vendas dos produtos de cuidados de rosto para homem aumentaram 11% no ano passado. Mas pode haver mais razões para isto.
O peso dos novos influencers
É incontornável falar dos jovens youtubers que contribuíram para que este paradigma começasse a mudar. Em 2016, a marca de cosmética norte-americana Cover Girl escolheu James Charles, de 17 anos, como o primeiro rapaz a ser rosto da marca. Um ano depois, Manny Gutierrez, de 25 anos, tornou-se rosto da campanha de máscara de olhos Colossal Big Shot, da Maybelline.
As marcas acompanharam: Anastasia Beverly Hills e Milk Makeup já incluíram homens nas suas campanhas e, no ano passado, a Asos lançou a sua primeira linha de maquilhagem para eles. Não há dúvidas: os rótulos começam a ser deitados para o lixo. Os homens usam maquilhagem e que a usem com orgulho.
A seguir
Adam Lambert
O vocalista dos Queen mostra a sua irreverência, desde a música até à maquilhagem.
James Charles
Já foi o rosto da Cover Girl e agora eleva a maquilhagem ao nível do transformismo.
Mariano Di Vaio
É modelo, influenciador e usa a maquilhagem de forma leve para ter um aspeto cuidado.
Lee Dong-wook
É o protagonista de Boy de Chanel e prova que os homens também se maquilham.
Produtos a investir
Esfoliante
Kiehl’s, 15,50€
Hidratante de rosto Broad Defense FPS 20
House 99, 31,20€
Sérum Force Supreme Eye Architect
Biotherm Homme, 52,35€
Corretor Under eye Liquid
MMUK Man, 17,51€
Gel para Sobrancelhas brow Gelcomb
Tom Ford for Men, 44€
Mister Radiant Bronzer
Givenchy, 42,95€
Loção Tónica e Hidratante
Shiseido Men, 40,75€
Musgo real Creme de barbear Orange Amber
Claus Porto, 22€
Bálsamo Hidratante FPS 15
Marc Jacobs Beauty, 24,55€
Já conhecia algum destes produtos? Saiba ainda quais os aliados para uma rotina de beleza noturna infalível.