Beleza

Inovação no universo da beleza: países e cosméticos a conhecer

São várias as áreas que compõem o universo da beleza, tal como são vários os países que contribuíram para a sua evolução. Neste artigo, reconhecemos os seus feitos e conquistas.

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Inovação no universo da beleza: países e cosméticos a conhecer Inovação no universo da beleza: países e cosméticos a conhecer
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Mariana Nave
Escrito por
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Dez. 07, 2023

O universo da beleza, que abrange áreas como os cuidados de pele e capilares, fragrâncias, maquilhagem e até bem-estar, está em constante mudança.

Essa evolução tem sido proporcionada por um vasto espectro de países que contribuem ativamente para a evolução da indústria cosmética, deixando uma marca única em diferentes categorias – são verdadeiros changers que redesenham a paisagem cosmética e ultrapassam os limites da inovação, tradição e diversidade.

Estas nações lideram um movimento de transformação profunda que não só renova a indústria da beleza, como também inspira a perceção global que temos deste universo.

Desde a tecnologia pioneira utilizada no Japão até ao reaparecimento e renovação de marcas clássicas em Portugal, cada um destes países contribui de forma vital com aspetos fundamentais para a evolução do mundo da beleza.

Viagem pelo mundo

Espanha – berço de marcas inovadoras

Com uma cultura vibrante, criativa e colorida, Espanha tem um forte compromisso com a diversidade e inovação. É neste país que vemos surgir de forma regular marcas de beleza verdadeiramente únicas, que apostam em diferentes conceitos para responder à diversidade dos seus consumidores.

Quer seja com um ADN mais farmacêutico ou de perfumaria, marcas como a Martiderm, Sesderma, Cantabria Labs ou Natura Bissé são adoradas tanto pelos espanhóis como pelo resto do mundo.

No coração das suas fórmulas estão muitas vezes os ingredientes que celebram a riqueza do Mediterrâneo, como o azeite, o aloé vera e a camomila.

No que respeita à sustentabilidade, diversas marcas espanholas dão prioridade às embalagens amigas do ambiente, aos cosméticos vegan e cruelty free, bem como à procura de um comércio justo, elevando o compromisso da indústria com a beleza ética e responsável.

Um bálsamo inovador

Antes de explorar como funciona o bálsamo labial Siluete, é importante distinguir o que é realmente ter fome ou sentir fome.

De acordo com Miguel Fernández Tapia-Ruano, especialista em Medicina Preventiva e Saúde Pública, “temos fome quando o nosso corpo nos alerta para a necessidade de ingerirmos alimentos para a realização das nossas atividades normais” e, “se seguirmos uma rotina alimentar tendo em conta a facilidade de acesso aos alimentos, é de facto difícil “sentir” fome””. Por outro lado, quando sentimos essa fome, já se “trata de um conceito diferente que podemos equiparar à fome emocional”.

Na verdade, e como explica o especialista, “não é tanto o facto de petiscar entre as refeições que é prejudicial, mas sim a razão pela qual o fazemos”, pois “quando o snacking é uma resposta a um problema emocional, e não porque temos fome, a tendência é optar por alimentos poucos nutritivos e muito calóricos”.”É, por isso, importante manter uma boa dieta e controlar os lanches entre as refeições, que geralmente nos levam a alimentos pouco nutritivos”, acrescenta.

Porque é, então, o Siluete Healthy Balm uma solução? Este “é o primeiro produto para os lábios no mercado que, através de uma aplicação tópica, consegue gerar um efeito de distração para reforçar o nosso desejo de não petiscar entre as refeições e de manter uma dieta mais saudável”, explica-nos Miguel Fernández Tapia-Ruano.

“Além disso, não só é cómodo e prático de transportar, como a sua fórmula e aplicação permitem que o utilizador o aplique à vontade sem efeitos secundários”, remata.

Afinal, “uma das “regras” básicas para evitar a fome emocional é desviar rapidamente a nossa atenção para outra atividade”, continua o especialista. Por isso, e “quando aplicado nos lábios – uma das zonas do nosso corpo com maior número de terminações nervosas e onde estão envolvidos os sentidos do tato, do paladar e do olfato” – o Siluete Healthy Balm ajuda a reduzir a necessidade de satisfazer a fome emocional.

Sérum Pure Age Perfection, Sensilis, 53€; Serúm intensivo Endocare Renewal Retinol, Cantabria, 48,99€; Óleo Diamond Extreme, Natura Bissé, 155€; Bálsamo labial, Siluete, 21,95€.

França – mais vale prevenir do que remediar

Há quem diga que França é o berço da perfumaria, do luxo e da elegância intemporal, além de ser a casa de marcas icónicas como Chanel ou Dior.

Contudo, o seu contributo para a evolução da área cosmética está na visão dos cuidados de pele como um conceito simples, no qual dominam as fórmulas avançadas, os ingredientes de alta qualidade e eficácia e o cuidado da pele. Profundamente enraizada na cultura francesa está uma filosofia de prevenção cutânea que respeita as rotinas de pele e os resultados a longo prazo.

Marcas como a Caudalie, Avène, Bioderma ou La Roche-Posay celebram a beleza natural através de uma abordagem minimalista que privilegia a qualidade em vez da quantidade, priorizando cosméticos que promovem a saúde cutânea, assim como a vitalidade da pele. Além disso, os franceses são conhecidos pela sua forte ligação aos dermatologistas, valorizando a opinião médica, as rotinas de pele personalizadas e as consultas regulares.

Água micelar Sensibio H2O, Bioderma, 16,77€; Água termal, La Roche-Posay, 13,82€; Sérum Luminosidade Antimanchas Vinoperfect, Caudalie, 47,90€.

Portugal – reinventar a tradição

É o país da nostalgia, da saudade, da boa comida e do sol, mas Portugal é também o país que revisita e reinventa a tradição, respeitando a sua História e modernizando-a. Ao combinar as fórmulas históricas passadas de geração em geração com os avanços tecnológicos, Portugal tem uma abordagem à beleza em que o melhor dos dois mundos coexiste em harmonia.

Com muitos cosméticos produzidos à mão, respeitando os métodos de produção antigos que têm vindo a ser aperfeiçoados ao longo do tempo, o País eleva a indústria a um luxo artesanal, marcado pela atenção ao pormenor e compromisso com a excelência.

Marcas como a D’Aveia, Claus Porto, Dvine, Benamôr ou Ignae inspiram-se na Natureza nacional e trazem para as suas coleções elementos como aveia, sal marinho, uvas, algas ou rocha vulcânica dos Açores. Esta ligação à Natureza e à tradição faz parte do ADN da maioria das marcas portuguesas e prova como um país pode celebrar e repensar a beleza.

Brasil – celebrar a Natureza

Rico em diversidade cultural, o Brasil tem contribuído para a evolução da indústria da beleza com marcas que respondem aos diferentes tipos de pele e cabelo, modernizando este universo e celebrando a diversidade.

Ao redefinir a beleza como um conceito acessível e inclusivo, o Brasil tem vindo a reconhecer cada indivíduo como um ser único, quebrando estereótipos antigos.

Devido à abundância de recursos naturais encontrados no país, marcas como a Sol de Janeiro, Granado ou O Boticário, apostam em ingredientes nacionais como as bagas de açaí, manteiga de cupuaçu e noz de castanha, conhecidos também pelas suas propriedades nutritivas.

Além disto, a forte presença de comunidades indígenas acrescenta profundidade, autenticidade e promove o respeito dentro deste mercado. A cadeia de fornecimento responsável de ingredientes não só respeita a terra, como celebra a diversidade cultural do Brasil, incentivando os restantes países a fazer o mesmo.

Hidratante Brazilian Bum Bum, Sol de Janeiro, 34,99€; Óleo corporal hidratante Nativa Spa Orquídea Noire, O Boticário, 17,99€; Sabonete Benjoim, Granado, 7€.

Japão – beleza hi-tech

Considerado o pai da tecnologia, é impossível negar o papel do Japão na redefinição da beleza através da inovação. Através de tecnologias avançadas, este país aplica os seus conhecimentos para desenvolver mecanismos inovadores, como os dispositivos de limpeza facial ou as ferramentas com luzes LED.

Mas não é apenas neste tipo de aparelhos que a encontramos, sendo possível descobri-la em fórmulas fora da caixa apresentadas por marcas como a Shiseido, Shu Uemura ou Sensai.

Seja através de máscaras faciais hidrogel, nos cosméticos que libertam ingredientes ativos de forma gradual ou nas fórmulas que atuam em sinergia, este país estabeleceu novos padrões na indústria cosmética, apostando na qualidade, precisão e desempenho dos produtos, mudando a forma como abordamos os cuidados da pele.

Ainda assim, o Japão é capaz de manter as tradições através do uso de chá verde, do arroz ou até do saké nas fórmulas cosméticas, fazendo a ponte entre o passado e o presente, celebrando uma beleza harmoniosa.

Eudermine Activating Essence, Shiseido, 65,70€; Concentrado Ultimate, Sensai, 641,25€; Máscara Izumi Tonic, Shu Uemura, 52,40€.

Coreia – K-Beauty e outras tendências

Inovação e diversão caracterizam a beleza apresentada pela Coreia do Sul, com a introdução de cosméticos inesperados que combinam mais do que uma função em embalagens peculiares.

É o país onde nascem algumas das tendências mais inovadoras de beleza e que olha para este conceito de um modo alegre e despreocupado, inspirando os consumidores a divertirem-se com as suas rotinas.

Contudo, ao mesmo que tempo que incentiva a despreocupação, é o berço das rotinas com vários passos, que promove o consumo de diferentes produtos, com uma forte aposta nos cuidados de pele, explorando ainda a tecnologia e a personalização dos cosméticos.

Foi através da globalização da beleza que se tornou possível conhecermos marcas coreanas como a Erborian, Too Cool for School, Tony Moly ou até a Etude House.

Máscara de noite Panda’s Dream, Tony Moly, 14,96€; Máscara Egg Cream Pore Tightening, Too Cool for School, 7,45€; BB Cream, no tom Nude, Erborian, 22,90€.

EUA – os reis do mass market

Diversidade e acessibilidade são as características que melhor definem a abordagem dos EUA à beleza, e talvez essas sejam algumas das razões que os tornam líderes de mercado em matéria de vendas.

Além disso, a sua enorme capacidade de produção faz com que sejam capazes de oferecer aos consumidores uma vasta panóplia de marcas com uma gama de preços bastante variada.

Visto como uma das grandes forças económicas a nível mundial, este país foi um dos pioneiros não só no e-commerce, como a disponibilizar a venda de cosméticos ao resto do mundo, tornando a beleza acessível a um público mais amplo.

Focada maioritariamente na maquilhagem, as marcas americanas têm tendência a abordar a correção de pequenas imperfeições em detrimento dos cuidados de pele.

Ainda assim, nomes como Skinceuticals, Glossier ou Drunk Elephant têm vindo a alterar o panorama, trazendo cada vez mais notoriedade ao mercado americano e, consequentemente, ao resto do mundo.

Sérum de olhos A-Shaba, Drunk Elephant, 65,99€; Bruma Always An Optimist, Rare Beauty, 17,99€; Iluminador líquido Vision Flush Glow, Danessa Myricks, 25,50€.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº281, novembro de 2023.

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