Beleza

#Afinal, devemos ou não lavar o rosto com sabão?

Há um universo quase infinito de produtos de limpeza de rosto. Mas são uma melhor solução para o clássico sabão ou é indiferente?

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
#Afinal, devemos ou não lavar o rosto com sabão? #Afinal, devemos ou não lavar o rosto com sabão?
© GRAFISMO: SARA MARQUES/© getty images
Inês Aparício
Escrito por
Ago. 11, 2023

*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*

Nas estantes dos nossos avós, é raro encontrarmos algo diferente de um sabão para limpar o rosto. E, claro, garantem-nos que é o melhor que já usaram em toda a sua vida, nessa zona do corpo.

Mas é mesmo? Experimentamos novas águas micelares, geles de limpeza e outros produtos desenvolvidos especificamente para a limpeza do rosto desnecessariamente, quando podíamos simplesmente utilizar o mesmo com que lavamos as mãos?

Devemos ou não lavar o rosto com sabão?

Helena Margarida Ribeiro, docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, na área de Cosmetologia, começa por notar: “o sabonete tradicional sólido ou em barra é um excelente produto de limpeza”.

Porém, avisa que “têm valores de pH mais altos (entre 7.5 e 8.5) que o pH fisiológico da pele (cerca de 5)”.

“O sabão é extremamente alcalino e nem nas mãos o devíamos usar, muito menos no rosto”, corrobora Joana Nobre, fundadora do Crème de la Crème e Program Manager de um Curso de Especialização em Dermocosmética.

Uma vez que “é deslipidante e altera os lípidos da pele”, além de, simultaneamente, afetar “o manto ácido da pele, porque aumenta o seu pH”, torna-se “prejudicial para a saúde cutânea”, repara.

Por isso, conclui Helena, “não é a categoria de produto mais recomendado para o rosto”. É preferível o uso de “cosméticos como as águas micelares, os geles, as espumas, cremes, etc, formulados especialmente para a zona do rosto”.

Resumindo: #Afinal, não é boa ideia utilizar sabão para lavar o rosto. Devemos preferir, por outro lado, produtos criados especificamente para esta zona.

Últimos