As tendências para esta primavera-verão são surpreendentes e, como sempre, a inspiração surge dos lugares mais inesperados.
Os visuais gráficos inspirados na série Euphoria estão a desaparecer gradualmente para dar lugar a uma estética grunge, raver e com ligações a décadas passadas, com tonalidades bastante mais escuras das que se esperam nesta altura do ano.
Apesar de serem associadas à estação fria, as sombras metalizadas surgiram também nos desfiles de verão.
No entanto, os maquilhadores deram-lhes a volta, elevaram-nas e surpreenderam-nos com cores irreverentes e novas aplicações, não apenas nos olhos.
Além disso, o seu acabamento também é diferente, com uma forte aposta nas fórmulas com glitter, nas lantejoulas e nos pigmentos soltos. O recurso a este tipo de fórmulas e texturas é especialmente importante quando se quer intensificar o efeito metalizado.
O mote para este verão assenta na pele limpa, o que não significa que a maquilhagem seja descuidada; é por esse motivo que os metalizados surgem para dar um toque de luz aos finais de tarde e às noites quentes.
Diretamente dos desfiles
Apesar de ter existido espaço para as tonalidades clássicas – as modelos de Chloé e de Jill Sander com sombras metalizadas em prata, os olhos acobreados de Georges Hobeika ou o dourado nas modelos de Ujoh –, alguns designers saíram da zona de conforto e apostaram em visuais diferentes.
O glitter continua a ser uma das grandes apostas para conseguir uma cor intensa em pouco tempo, mas as lantejoulas são o seu novo concorrente direto.
Giorgio Armani reinventou o dourado com uma lantejoula colada em cada pálpebra, enquanto Tory Burch e Halpern optaram por aplicar o mesmo elemento ao longo de todo o olho. Para as utilizar basta recorrer a cola de pestanas e aplicá-las diretamente na pele.
Já no que respeita às cores, o azul foi o grande vencedor da estação, mas houve espaço para ver rosa, verde e até lavanda em diferentes desfiles.
Ponto de luz
Além dos olhos, as cores metalizadas podem ser aplicadas de forma ligeira nas maçãs do rosto, para atuar como iluminador, ou nos lábios, como ponto de luz.
Esta estação, não se limite a usar apenas uma técnica de aplicação e aproveite para experimentar diferentes cores e produtos. Pode até aplicar uma sombra mate na pálpebra e utilizar um lápis metalizado ao longo da linha de água.
Já os pigmentos soltos criam um efeito cromado e são ideais para refletir a luz, como se viu no desfile de Botter.
Aproveite os dias quentes de verão para se divertir com as tonalidades e os acabamentos metalizados e deixe que a criatividade guie os visuais de maquilhagem que criar.
Na galeria, em baixo, descubra que produtos pode utilizar para recriar os looks metalizados.