O mundo de cosmética é cada vez mais vasto e é difícil mantermo-nos a par das constante novidades. Para qualquer problema de pele, existem inúmeras opções à disposição. Torna-se até difícil perceber quais são os “essenciais” que nunca nos podem faltar, quando existem cada vez mais produtos a experimentar.
Assim, de uma paixão pela área da beleza e uma vontade em implementar uma rotina de pele simples, mas eficaz, nasce a Olivea Green. Ana Isabel Pereira, fundadora da marca, formou-se em Ciências Farmacêuticas, mas havia algo dentro de si que a empurrava a formar o seu próprio caminho nesta área.
Vegan, cruelty-free e sustentabilidade são apenas alguns dos pilares que sustentam a marca, que tem vindo a criar produtos com ingredientes naturais e orgânicos. A Olivea Green procura garantir ainda que para uma pele bonita e saudável, não necessita de uma rotina vasta.
Falámos com a criadora da marca sobre a inspiração e missão por detrás da mesma.
Entrevista com Ana Isabel Pereira, fundadora da Olivea Green
O que é que a Olivea Green procura trazer de novo ao mundo da cosmética?
Queríamos criar uma marca de skincare diferente. Nas últimas décadas, o mundo do skincare foi definido pelo uso de ingredientes químicos questionáveis e por promessas de benefícios exagerados e irrealistas, que só criavam frustração e fomentavam a baixa autoestima.
Na Olivea apenas formulamos com ingredientes da mais elevada qualidade. Toda a nossa linha de skincare é vegan e cruelty free. Livre de parabenos, sulfatos, ftalatos, entre outros ingredientes mais suscetíveis de sensibilizar a pele e causar reações alérgicas.
O que a distingue das restantes marcas no mercado?
É uma marca que tem como principal objetivo descomplicar a rotina da pele. Deste modo, desenvolvemos todos os nossos produtos de forma a serem multifunções. Com apenas quatro produtos conseguimos prevenir e melhorar inúmeros problemas e preocupações de pele transversais à maioria da população.
Acreditamos que com os nossos produtos será possível prevenir e atenuar os primeiros sinais de envelhecimento cutâneo, reduzir manchas de hiperpigmentação, controlar a oleosidade, proteger a pele contra os danos da poluição atmosférica, entre muitos outros benefícios.
Queremos mostrar que com uma rotina de pele simples, com poucos produtos, e eficaz, conseguimos atingir uma pele bonita e saudável.
Como é que surgiu esta ideia de negócio e porquê este nome?
A ideia surgiu da junção entre sempre ter tido uma forte veia empreendedora e de criar coisas novas, com a paixão pelos cosméticos.
O nome pode ter várias interpretações, pode significar o nome de uma mulher forte e, ao mesmo tempo, pode ler-se ‘live green’, como alusão a um estilo de vida mais natural, sustentável e simples.
O seu background é em farmacêutica. O que a fez interessar-se por esta área da beleza?
Desde criança sempre fui apaixonada por cosméticos. Infelizmente, na adolescência comecei a ficar com a pele bastante sensível e alérgica e, por isso, comecei a pesquisar mais sobre os ingredientes utilizados nos produtos cosméticos os seus benefícios e diferentes texturas.
De forma a dar continuidade à minha paixão por cosmética decidi formar-me em Ciências Farmacêuticas, por ser um curso com uma grande componente laboratorial e de formulação. Durante estes últimos anos aprofundei muito os meus conhecimentos em termos cosméticos, frequentando inúmeras formações e prestando o melhor aconselhamento cosmetológico a milhares de clientes, ouvindo as suas necessidades, dúvidas e preocupações mais frequentes.
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Em 2018 decidi investir novamente na minha formação, mais especificamente na área da formulação de cosméticos orgânicos. Em 2020, em pleno início de pandemia decidi dar o primeiro passo e juntar as minhas duas paixões, formulação com ingredientes naturais e orgânicos e a ciência. Após mais de um ano de pesquisa e testagem de formulações, cheguei a estes quatro produtos que estão agora disponíveis.
Que ingredientes se tornaram cruciais incluir na sua marca e porquê?
Depois das formações que fiz e após ter aprofundado ainda mais os meus conhecimentos sobre ingredientes orgânicos, os seus principais benefícios e, principalmente, após ter testado os mesmos, fiquei completamente rendida ao bakuchiol, ao extrato de amora branca e de melancia.
Os extratos de melancia e de amora branca estão presentes em todos os produtos da linha, por serem ingredientes bastante bem tolerados, ricos em vitaminas e antioxidantes. Em termos de benefícios, atuam ao nível da regeneração celular, hidratação, prevenção do envelhecimento cutâneo e redução de manchas pigmentares.
Outro ingrediente que destaco é o bakuchiol, um ingrediente derivado das sementes e folhas da planta psoralea corylifolia. Este ingrediente possui inúmeras propriedades, tais como, ação anti-inflamatória e antioxidante. Funciona como uma alternativa natural e bastante melhor, tolerada a nível cutâneo ao retinol (um dos ingredientes mais utilizados na indústria cosmética). O bakuchiol estimula a renovação celular, combate as manchas de hiperpigmentação e devolve densidade à pele.
A sustentabilidade faz parte da filosofia da marca. De que modo é que a Olivea Green contribui para uma pegada mais verde?
A preocupação da marca com a sustentabilidade começa logo com a escolha dos ingredientes. Os critérios de escolha e seleção dos ingredientes que colocamos nos nossos produtos são bastante apertados, uma vez que os mesmos devem proporcionar benefícios à pele, mas isso não deve ter um custo para o nosso planeta.
Tentamos também trabalhar em conjunto com os nossos fornecedores para obtermos ingredientes com o mais baixo impacto ambiental possível e de origem ética e responsável.
Todos os nossos produtos contêm mais de 90% de ingredientes de origem natural provenientes de agricultura sustentável e, sempre que possível, contêm certificado orgânico.
Em relação ao processo de fabrico, optamos por produzir todos os nossos produtos em Portugal, desta forma conseguimos reduzir as nossas emissões de carbono, uma vez que a distância entre o armazém e o consumidor final é menor.
Produzimos em pequenos lotes, deste modo garantimos produtos de elevadíssima qualidade, que não permanecem muito tempo nas prateleiras, reduzindo o desperdício. O processo de fabrico em si é bastante gentil para os ingredientes de forma a preservar as suas qualidades naturais, mas também bastante gentil para o planeta.
Todo o nosso packaging é reciclável e os nossos envios de encomendas são realizados sem plástico, utilizando materiais reciclados e recicláveis. Apenas utilizamos a quantidade de papel de acondicionamento suficiente para que os produtos cheguem seguros e intactos ao consumidor final.
Acredita que as consumidoras procuram cada vez mais fazer escolhas conscientes?
Sim, isso é mesmo uma realidade. Pela minha experiência como farmacêutica comunitária, pude constatar isso diretamente. Nos últimos anos, os consumidores têm demonstrado muito mais interesse e preocupação com o que colocam na pele.
Outra preocupação que começou a ser bastante notória, foi a preocupação com o ‘made in Portugal’, cada vez mais os consumidores dão preferência a marcas produzidas em Portugal.
Os produtos adequam-se a todos os tipos de pele?
Sim, todos os produtos são adequados a todos os tipos de pele. Apesar de conterem ingredientes bastante hidratantes e nutritivos, em termos de textura são bastante leves e de rápida absorção.
Até mesmo as peles mais sensíveis podem utilizá-los, uma vez que são formulados evitando ingredientes mais suscetíveis de sensibilizar a pele. Por exemplo, o nosso sérum de rosto não possui perfume e a nossa bruma e gel-creme hidratante contém perfume hipoalergénico.
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O que é que a Olivea Green pretende mudar na rotina de skincare das mulheres portuguesas?
Não queremos ditar a beleza, mas criar os nossos produtos e evoluir com base nas necessidades dos consumidores, falando diretamente com a nossa comunidade. Desta forma, acreditamos que estabelecemos uma relação mais próxima com a nossa comunidade e podemos criar ligações mais sólidas e genuínas.
Queremos ouvir os nossos clientes e saber quais as suas necessidades e problemas que querem solucionar, porque na Olivea, o ingrediente principal é o nosso consumidor.
Planos para o futuro?
Queremos expandir a nossa linha de produtos, mantendo sempre o nosso foco na sustentabilidade dos ingredientes e nos benefícios dos mesmos para a pele. Também temos como objetivo expandir a marca além-fronteiras, entre muitos outros objetivos. Ainda agora começámos!