Todos os anos, a história repete-se, o sol, o cloro e o sal danificam a fibra capilar e chegamos ao fim do verão com um cabelo desvitalizado e estragado. No entanto, isto não precisa de acontecer se dedicar algum tempo da sua rotina ao cabelo.
Isto porque, o verdadeiro problema não está nestes elementos, mas sim nos seus cuidados capilares ou mais precisamente na falta deles.
Apesar do verão ser uma altura do ano em que vivemos livres e despreocupadas, não nos podemos esquecer de cuidar das nossas madeixas e existem gestos que pode fazer antes, durante e após a exposição solar para que estas se mantenham saudáveis.
Fique a conhecê-los.
Como cuidar das suas madeixas
Antes do sol
Os raios solares são responsáveis por secar a fibra, especialmente aquela que foi tratada quimicamente através de colorações, como madeixas, ou alisamentos. Logo, deixe a nova cor que quer experimentar para o fim do verão e mantenha o cabelo ao natural.
Lembre-se que o calor da estação intensifica os danos que geralmente causamos com ferramentas de styling, como por exemplo com secadores ou ferros de encaracolar.
Para os evitar, utilize um condicionador leave-in com propriedades hidratantes. Aplique-o em casa antes de apanhar sol e mantenha-o ao longo do dia, isto irá ajudar a nutrir e hidratar a fibra.
Durante a exposição solar
Pode parecer óbvio, mas usar um chapéu ou um lenço é o primeiro gesto para proteger o cabelo, visto que isto irá evitar exposição solar direta não só nas suas madeixas como no couro cabeludo.
O sal e o cloro são responsáveis por remover os óleos naturais nos fios, o que acaba por criar uma textura frisada e baça.
Logo, tal como usa um protetor solar para o rosto e corpo, não se esqueça de escolher um para o cabelo. Este tipo de produtos ajudam a fibra a defender-se do calor, raios solares, água salgada e cloro.
E depois do sol?
Não é preciso ser-se um especialista para concluir que após a exposição solar o cabelo precisa de hidratação.
Durante a estação quente deve trocar os seus produtos capilares por linhas específicas para o verão, com fórmulas hidratantes e ingredientes que a ajudem a recuperar a vitalidade.
Os pré-tratamentos são excelentes opções para o cabelo extramente danificado, visto que geralmente incluem fórmulas com proteínas que penetram em profundidade na fibra.
As máscaras passam a ser obrigatórias uma vez por semana caso tenha o cabelo normal, ou pelo menos duas vezes caso o seu cabelo esteja mais seco ou estragado.
Considere também adicionar um sérum ou óleo à sua rotina capilar e aplique no fim do cabelo para recuperar as pontas espigadas.
Para evitar o tão odiado frisado, troque a sua tolha normal por uma em microfibra e escolha antes um pente de dentes largos para escovar o cabelo.
Com todas as agressões que a fibra já sofre ao longo do verão, opte por deixar as ferramentas de styling de lado e escolha antes visuais mais naturais.
Hair watchers: 9 produtos para proteger as suas madeixas
Podem ser considerados os nadadores-salvadores do seu cabelo e vão proteger a fibra ao longo do verão.