© GRAFISMO: SARA MARQUES/© getty images
#Afinal, usar maquilhagem todos os dias contribui para o aparecimento de acne?

#Afinal, usar maquilhagem todos os dias contribui para o aparecimento de acne?

Duas especialistas respondem a esta pergunta que não quer calar e deixam conselhos para evitar o agravamento da acne.

Por Set. 8. 2023

*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*

Umas não conseguem sair de casa sem o seu cat eye on fleek, tão afiado que seria capaz de cortar uma batata doce (foi o mais duro que me lembrei, de repente – amiga não julga). Outras, não dispensam a máscara de pestanas, para um olhar mais marcado, ou um gloss para brilharem ainda mais por onde quer que passem.

Para todas essas pessoas, a maquilhagem é imperativa no dia a dia, quer por uma questão pessoal, quer profissional. Mas será que isso tem um impacto na sua pele? Será que contribui para o surgimento ou agravamento da acne?

Duas especialistas respondem a esta questão, afastando todas as meias-verdades que vamos ouvindo ao longo da nossa vida.

Usar maquilhagem todos os dias contribui para o aparecimento de acne?

“Verdadeiro e falso”, responde Ana Rita Travassos, dermatologista no Centro de Dermatologia do Hospital CUF Descobertas. Tudo “depende do tipo de maquilhagem e dos cuidados na remoção da maquilhagem ao final do dia”, explica.

Assim, “se usar uma maquilhagem oclusiva, espessa (que não seja oil-free), durante todo o dia, e não a remover eficazmente no final do dia, pode promover acne”, exemplifica.

E adiciona: “há uma forma de acne que os dermatologista referem como “acne cosmética”, que pode ser desencadeada, não só pela maquilhagem, como por outros produtos cosméticos, como protetores solares mais oclusivos, que podem obstruir os poros, facilitando o aparecimento de acne”.

Diana Miguel, médica dermatologista, sublinha ainda que “indivíduos com pele oleosa e acneica devem adotar alguns cuidados específicos para não sofrerem um agravamento da acne”.

Como impedir o agravamento da acne ao usar constantemente maquilhagem

Apesar de todos sermos únicos e, portanto, termos tipos de pele diferentes e reações distintas aos produtos de beleza, as duas especialistas indicam alguns cuidados para evitar o aparecimento de acne associada a cosméticos e maquilhagem.

Não partilhar pincéis de maquilhagem e outros aplicadores, como esponjas, além de lavá-los bem, semanalmente;

Optar por produtos mais líquidos, não comedogénicos ou oil free;

Evitar utilizar pó compacto;

Realizar a higiene adequada, com lavagem da face de manhã e à noite, e, após exercício físico, usando um produto de lavagem adequado à sua pele (se for mais oleosa, pode usar um produto de lavagem para pele oleosa/acneica, se for mais sensível, um produto suave);

Afastar-se de produtos muito agressivos e evitar lavar várias vezes ao dia o rosto, uma vez que podem irritar a pele e, também, promover acne;

Não dormir com maquilhagem;

 Preferir desmaquilhantes em óleo.

Nos casos de acne moderada a grave, Diana Miguel recomenda que não seja utilizada maquilhagem.

Resumindo: #Afinal, com os cuidados certos, a maquilhagem não contribui para o aparecimento de acne. Porém, em alguns casos, como nos de pessoas com acne, é desaconselhada a sua utilização, uma vez que pode agravar a condição.

Mais sobre acne , afinal , maquilhagem