Com a chegada do bom tempo, sacudimos o pó dos paletas de sombra, dos batons e eyeliners. Descubra quais as cores que vão dominar a estação quente e inspire-se nos conselhos da maquilhadora Inês Aguiar, para aprender a usar cada tonalidade.
As 4 cores da primavera
Amarelo, como o sol
É a cor que vai dominar a primavera e o verão e pode usá-la tanto em peças de roupa como na maquilhagem. Para a maquilhadora Inês Aguiar, incluir esta cor pode ser um verdadeiro desafio, isto porque é muito parecida com alguns tons de pele.
“Gosto de usá-la como pormenor nos olhos, no ponto de luz central, tanto a complementar um smokey eye ou, se tiver um acabamento mate, aplicada em toda a pálpebra. Neste caso, deve ser usada com um contorno preto e muita máscara de pestanas, para um visual inspirado nos anos 60. Infelizmente, é uma cor que não resulta muito bem em todos os tons de pele… Quanto mais morena for, melhor, isto porque cria um contraste mais evidente. Pelo mesmo motivo, é um tom que resulta melhor em quem tem olhos azuis”.
Vermelho, o beijo prometido
É um clássico inconfundível e, esta estação, promete estar na boca e nos olhos do mundo. “O encarnado é um tom que fica lindo tanto nos lábios como nos olhos”, confessa Inês Aguiar.
“Quando decidir utilizar vermelho na maquilhagem, é fundamental ter em conta o subtom. Um subtom azulado favorece mais os lábios e resulta em todos os tons de pele. Para os olhos, gosto de usar encarnado em sombras metalizadas, que combinam lindamente com peles mais morenas. Um conselho que posso dar é delinear o olho a preto e colocar muita máscara de pestanas, já que ajuda a fugir do aspeto zombie. É uma tonalidade que fica bem em olhos de todas as cores, mas favorece bastante quem tem olhos castanhos ou azuis”, explica a maquilhadora.
Verde, para pintar a primavera
É a cor da esperança, mas também transmite tranquilidade. Na maquilhagem, promete tornar qualquer visual mais arrojado. Segundo Inês Aguiar, esta cor funciona em todos os tons de pele e deve ser usada, sobretudo, nos olhos castanhos e verdes.
“Opte por sombras em creme ou em pó bem compactadas, isto porque é uma das cores que mais consegue arruinar uma pele já maquilhada e dar a sensação de olheiras mal corrigidas! Se preferir usar sombra em pó, use um corretor verde como base para realçar a cor e agarrar mais o pigmento e, no que respeita aos acabamentos, tanto o mate como o brilhante funcionam. O verde é excelente em eyeliners, por exemplo. Escolha um tom mais escuro para alongar o olho ou mais claro para um visual gráfico e jovem. O melhor? Todos os tons de batom combinam com sombras verdes. A sombra gráfica com eyeliner faz um bom par com lábios mais claros e rosados, enquanto a sombra mate verde-seca resulta com lábios cor-de-vinho glossy”.
Azul, uma elegância modernizada
É um tom versátil com o poder de se transformar e adaptar, podendo ser usado num evento clássico e elegante, mas também num momento de maior irreverência.
“O azul é um tom que deve ser usado, sobretudo, nos olhos e, à semelhança do verde, é preciso ter o cuidado na sua aplicação para não deixar cair pigmento na olheira e estragar a base já criada. É perfeito para qualquer pessoa e cor de olhos, só precisamos de ter em conta a tonalidade. Geralmente, gosto de ver os lábios ao natural e olhos com sombra azul, mas existem alguns visuais que pedem mais. Por exemplo, se colocar sombra azul-turquesa mate e bastante máscara de pestanas, aconselho usar um batom vermelho vivo, também de acabamento mate. Quando optar por uma sombra com acabamento metalizado, aconselho aquelas com azul-esverdeado, já que favorecem mais do que o azul acinzentado”, explica a maquilhadora.