Se, no último ano, ao deambular pela sua conta de Instagram, se cruzou com vários reels de mulheres a massajar o couro cabeludo com pequenas escovas que se ajustam à mão, então é porque despertaram a sua curiosidade e já tem os algoritmos virados para esta categoria: os massajadores para o couro cabeludo.
Tratar o couro cabeludo não é uma preocupação recente (lembre-se de marcas como a Nioxin, que se foca nos cuidados do couro cabeludo, ou a Phyto, cujo fundador, Patrick Alès, dizia que “não há cabelo saudável sem um couro cabeludo saudável”), mas o que é facto é que as redes sociais vieram dar-lhe um protagonismo nunca antes visto, levando as marcas de beleza, os seus laboratórios e departamentos de marketing a desenvolver massajadores para o couro cabeludo de todas as espécies: uns prometem fazer crescer o cabelo; outros, acabar com a caspa; e outros ainda são desenvolvidos com foco em cabelos finos, grossos ou couros cabeludos sensíveis.
Mas será que funcionam?
O poder da massagem
Não é ofensa para nenhum profissional da indústria capilar assumirmos, enquanto clientes, que os 15 minutos passados a receber massagens na cabeça são a melhor parte da marcação no cabeleireiro (trocaríamos de bom grado uma massagem às costas por uma massagem ao couro cabeludo!).
O melhor? Além de saberem lindamente e relaxarem como poucas outras coisas na vida, as massagens nesta zona têm uma série de benefícios que vão desde a esfoliação à promoção de fios mais fortes.
Em resumo, temos do nosso lado fortes argumentos para investirmos numa escova de massagem para o couro cabeludo e, assim, lutarmos por umas madeixas saudáveis.
A estimulação da circulação sanguínea faz com que o uso de escovas massajadoras do couro cabeludo promovam um ambiente saudável para o crescimento do cabelo
Saudável da raiz às pontas
O estado do couro cabeludo – que tem tendência para obstruir ou sofrer com a ação de agressores externos, tal e qual como a pele do rosto – afeta diretamente a saúde do cabelo. Isto significa que, se ignorar os seus cuidados, pode desenvolver caspa, eczema e até, em casos mais extremos, queda de cabelo.
O stresse oxidativo no couro cabeludo provoca inflamação, mas também envelhecimento, podendo resultar no afinamento dos fios capilares e posterior queda. O entupimento dos folículos capilares pode ainda conduzir à quebra e secura capilar. E são estes os motivos pelos quais uma escova de massagem e/ou esfoliante é útil para melhorar a saúde dos seus cabelos.
Ver esta publicação no Instagram
As vantagens
As escovas de massagem para o couro cabeludo adaptam-se à mão e são diferentes das escovas que usamos para pentear o cabelo. Geralmente mais pequenas, têm cerdas de silicone ou plástico que limpam o couro cabeludo, esfoliam as células mortas que aí se alojam e estimulam a circulação sanguínea.
É esta estimulação da circulação sanguínea que faz com que o uso de escovas massajadoras do couro cabeludo promovam um ambiente saudável para o crescimento do cabelo, pois distribuem os nutrientes por todo o couro cabeludo e raízes.
Para que o couro cabeludo seja estimulado e as impurezas sejam eficazmente removidas, use a escova no duche, depois de aplicar champô
Manual de instruções
Escovar o couro cabeludo não é o mesmo do que passar um pente no cabelo – há neste gesto uma certa técnica que nos permite obter todos os seus benefícios, e isto começa pela escolha da escova adequada.
• Em primeiro lugar, opte por um modelo que se encaixe perfeitamente na sua mão, para que consiga manuseá-la bem e alcançar todo o couro cabeludo.
• Dê preferência a escovas com cerdas de silicone, com pontas arredondadas, macias e flexíveis para não agredir o couro cabeludo.
• Relativamente à massagem propriamente dita, a melhor altura para a fazer é no duche, depois de aplicar champô, isto para que o couro cabeludo seja estimulado e as impurezas sejam eficazmente removidas. Além disso, a água corrente ajuda-a a livrar-se das impurezas e garante um ambiente limpo.
• Mova sempre a escova com movimentos circulares suaves e faça esta massagem sempre que quiser. Garantimos-lhe que não verá mais do que benefícios.
• No fim, lave bem a sua escova com água e sabão e deixe-a secar até à próxima utilização.
O modelo certo
Em silicone, plástico ou até materiais nobres, como a pedra Jade, estas escovas são um verdadeiro objeto de luxo capilar.