6 maus hábitos que provocam a queda de cabelo

6 maus hábitos que provocam a queda de cabelo

Simples gestos diários como escovar ou secar podem estar a enfraquecer o cabelo. Mas não só. Um estilo de vida agitado e uma alimentação desequilibrada também. Sugerimos soluções eficazes para perder os maus hábitos e… não perder o cabelo.

Por Set. 19. 2017

O ritmo acelerado da vida diária deixa marcas no nosso cabelo, tais como falta de densidade ou mesmo queda. Esta queda de cabelo que resulta do estilo de vida moderno é conhecida como queda reacional. É temporária e limitada, logo reversível.

É, assim, importante atuar de imediato, tentar perceber que maus hábitos que provocam a queda de cabelo e começar a utilizar produtos de tratamento específicos e adequados.

Os maus hábitos que provocam a queda de cabelo

Quando o cabelo se torna menos denso e começa a cair, em grande quantidade e sempre que o escova, a autoestima da mulher é diretamente afetada. Isto aumenta o nível de stresse.

O corpo, quando submetido a este tipo de provas, foca-se nos órgãos mais importantes e abandona os outros. As trocas de nutrientes abrandam: a vascularização diminui e os nutrientes não chegam ao bolbo piloso em quantidades suficientes. A fibra capilar não recebe nutrientes e o cabelo cai. Mas não tem de ser assim!

Confirme quais são os maus hábitos que provocam a queda de cabelo e começar a utilizar produtos de tratamento específicos e adequados.

1. Diga adeus ao stresse!

O cabelo é muito sensível a qualquer mudança que ocorra no organismo e isso torna-se imediatamente visível. Seja qual for a perturbação biológica, o cabelo manifesta-a através da perda de densidade ou com um aumento da queda. O stresse afeta o sistema imunitário, o que se reflete no estado do cabelo. Os especialistas dão-lhe o nome de Fase Telogénica (queda), em que os cabelos caem e as raízes permanecem em descanso durante dois a quatro meses.

Os maus hábitos que danificam o cabelo, o excesso de preocupações e não parar para respirar leva a um estado de ansiedade no dia a dia, que não ajuda a saúde em geral. Por isso pare, pense e trate de si.

2. Faça uma alimentação saudável 

Ter uma alimentação equilibrada é sinónimo de um cabelo saudável. Quando os níveis de ferritina (forma armazenada de ferro no corpo) se encontram baixos, esta pode ser a causa da queda de cabelo nas mulheres. Inclua alimentos de origem animal (carne e peixe), a ferritina encontra-se em abundância nas carnes vermelhas e é essencial para o organismo produzir a proteína das células capilares.

Privilegie também leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), oleaginosas (nozes, amêndoas, e outras), frutos secos (uvas passas, ameixa seca, figo seco) e vegetais de folhas verde escuras (brócolos, espinafres, couve). A gema de ovo, os cereais fortificados e os alimentos integrais
também possuem esta molécula do ferro.

A par de uma alimentação equilibrada, pondere também a toma de um suplemento alimentar, que forneça os nutrientes essenciais para uma ação interna e direcionada. Ou seja, que permita nutrir o cabelo (ou bolbo piloso) a partir do interior fornecendo vitaminas, minerais, queratina e quinina. Experimente o suplemento alimentar KERATINcaps, de Klorane que nutre o cabelo desde o interior, fornecendo elementos essenciais para que tenha um cabelo saudável desde o momento em que começa a crescer.

3. Atenção às temperaturas!

O calor afeta o cabelo. Ponto. Tudo começa com a temperatura a que o lava e termina com o calor que usa para o secar (não mais do que 180 graus e só use o secador depois de ter secado naturalmente quase em metade).

Uma temperatura amena é o suficiente para que a cutícula abra e, quando aplicar o champô, este retire todas as impurezas. Ao retirar o champô, a água deve estar mais fria para o processo inverso: fechar a cutícula e deixar o cabelo mais brilhante. Dica: se for muito friorenta, tome primeiro um duche de corpo e lave o cabelo à parte.

4. Não escove o cabelo molhado

O cabelo fica ainda mais frágil e elástico quando está molhado. Se usar uma escova nesse momento vai propiciar a sua quebra. Em vez disso, quando aplicar condicionador ou máscara no duche, use os dedos ou um pente de dentes largos para o desembaraçar. E quando estiver quase seco, então aí sim, penteie-o. Faça-o começando nas pontas e vá de seguida do meio para as pontas e só depois para o topo.

5. Não o prenda tanto!

Os apanhados muito elevados agridem o couro cabeludo – além de provocarem dores de cabeça! Se quer apanhar o cabelo, opte por um rabo de cavalo ou um chignon baixo. E no caso de correr ou praticar desportos que envolvam muito movimento, faça uma trança mais solta.

6. Tenha uma boa noite de sono

Sete horas pelo menos. Menos do que isto faz com que o corpo tenha dificuldade em absorver nutrientes. E isso é a diferença entre ter um “good” ou “bad hair day”! E o mesmo se pode refletir na sua pele, na sua energia ou no seu estado de espírito. Jante cedo e deite-se mais cedo para que acorde fresca e cheia de energia.

Depois do duche, com o cabelo ainda húmido, habitue-se a aplicar um cuidado intensivo durante, pelo menos, três meses. Tudo para travar a queda de cabelo. O Concentrado Antiqueda, Force Kératine, de Klorane é vaporizado no couro cabeludo para fortalecer o cabelo e favorecer a microcirculação que leva a um “despertar” das células. Com queratina, Force Kératine fortifica o cabelo desde o primeiro dia.

Mais sobre cabelos