© Getty Images
As 6 melhores dicas de maquilhagem segundo um especialista

As 6 melhores dicas de maquilhagem segundo um especialista

Tentamos, sempre que podemos, absorver todos os ensinamentos que um maquilhador profissional nos possa dar. Estas são as dicas de maquilhagem que deve mesmo não esquecer.

Por Jun. 13. 2019

Se acha que uma bonita e distinta maquilhagem depende apenas da técnica, pense duas vezes. Há alguns fatores que deve ter em conta na hora em que se maquilha, seja em relação à forma como utiliza certos produtos, seja em relação ao ambiente a que a rodeia – já vamos explicar tudo.

Estivemos, pela segunda vez, com Diego Schober, maquilhador profissional da Make Up Factory, marca exclusiva da Perfumes & Companhia. Falámos sobre erros de maquilhagem, técnicas, produtos e de que forma nos podemos maquilhar no dia a dia, bem e sem exageros, sem termos muita experiência (ao contrário dele, que já conta com uma carreira de 20 anos na área).

Diego é descomplicado e ensina-nos que “as mulheres acham sempre que não conseguem fazer nada”. E não é mentira. Quantas vezes já deixou de experimentar alguma técnica, ou algum produto, por ter medo de simplesmente não conseguir?

No seu tutorial ao vivo e a cores, retirámos algumas dicas de maquilhagem para ter em conta de cada vez que se sentar em frente ao espelho, pronta para experimentar um look novo.

Dicas de maquilhagem

1. “Cuidado com a luz amarela”

Pode ser um problema fazer uma maquilhagem numa divisão sem luz natural ou com luz amarela. Segundo o especialista, “a luz amarela altera a cor de maquilhagem“, por isso, o que acontece é que pode carregar mais em alguns produtos do que o suposto.

O resultado? Quando sair à rua é muito provável que não vá gostar do resultado. O ideal será maquilhar-se com luz branca ou perto de uma janela. Não há melhor forma de ver como realmente fica a sua maquilhagem.

2. “Cuidado com a proximidade do espelho”

É simples: quanto mais próxima estiver do espelho, mais vai parecer que tem muita maquilhagem, quando na verdade não tem. Mantenha alguma distância e evite os espelhos de aumento.

3. “Não tem de usar sempre todos os produtos que tem”

Tem o seu estojo de maquilhagem já a abarrotar? Isso não quer dizer que tem de usar todos os produtos que lá estão.

No workshop que tivemos com Diego Schober, a modelo que estava a ser maquilhada, por exemplo, não precisava de base. O maquilhador usou apenas um pó bronzeador, blush, iluminador e fez uma maquilhagem de olhos. E foi mais que suficiente.

Porquê usar um corretor de olheiras se naquele dia não tem olheiras? Isto vai ajudá-la a ter um look mais natural, como ajuda imenso a poupar produto.

4. “Quando passar com um pincel num produto, não o rode várias vezes”

Este geste não passa de “um grande desperdício”. Se cada vez que usar um bronzer ou um blush rodar o pincel, espalha-se imenso pó e, consequentemente, desperdiça-se imenso produto.

Na verdade, basta passar uma uma só vez e aplicar no rosto. Além disto, não corre o risco de aplicar demasiado produto e de exagerar.

5. “Quanto mais acima for o contouring, mais jovem se parece”

A técnica usada por Kim Kardashian é ideal para emagrecer o rosto, mas há alguns cuidados que deve ter. O contouring é feito com um pó bem mais escuro que o nosso tom de pele, colocado abaixo das maçãs no rosto e testa, para tornar o rosto mais reto.

No entanto, quando é aplicado demasiado abaixo das bochecha pode envelhecer o rosto. O truque será aplicar mesmo por cima do final das suas maçãs do rosto, pois perto do queixo já é demasiado abaixo.

6. “Sorria e aplique o blush

Se esta é uma dúvida que persiste há longos anos na sua vida, então o truque mais simples para ser bem sucedida é sorrir. De seguida, resta aplicar o blush na linha da bochecha, sem ficar demasiado cor de rosa ou castanha.


O que achou destas dicas de maquilhagem?

Mais sobre maquilhagem