O universo da beleza não é feito apenas de cremes, champôs, maquilhagem e perfumes. Também vive de ingredientes revolucionários, campanhas inspiradoras e descobertas científicas que mudam, muitas vezes, o curso da história.
Estes foram os que mais nos surpreenderam.
Princípio ativo: vitamina A
Retinol, retinal e retinoides. Com nomes parecidos, são todos formas de vitamina A, embora tenham as suas diferenças… imagine que a família da vitamina A é uma corrida – o retinal vai à frente do retinol e o ácido retinoico está ainda mais perto da meta. Todos ajudam a estimular a produção de colagénio, e está clinicamente comprovado que o retinol suaviza rugas e atenua manchas de pigmentação. O retinal tem uma ação mais rápida e é menos irritante. Contudo, é uma substância instável e difícil de armazenar, por isso, se optar por ele, certifique-se de que está bem acondicionado.
Maquilhagem: efeito glossy
A pele dewy, iluminada, ‘molhada’ (como preferir chamar-lhe)… dá frescura a qualquer visual de maquilhagem. Na temporada que está agora a acabar, vimos muitos rostos iluminados e lábios sumarentos com lip oils de todas as cores, bálsamos ricos, pós irisados e sticks de acabamento holográfico. Na verdade, ainda não recuperámos totalmente da pele de vidro criada por Pat MacGrath para o desfile da Maison Margiela…
Para as menos habilidosas com o pincel, sugerimos um truque simples: aplique lápis de tom neutro no contorno dos lábios e esbata-o para o centro com o dedo. Finalize com lip gloss transparente para obter um efeito espelhado e volumoso.
Textura: ultrapassar barreiras
Parece um contrassenso, mas, este ano, as marcas de beleza apostaram no lançamento de cremes para proteger a barreira cutânea densos, ricos e supernutritivos, mas com texturas que se derretem na pele como se de géis se tratasse. Sem deixarem resíduos ou película oleosa, estas fórmulas incluem ingredientes hidratantes que deixam a pele elástica, preenchida e firme, contrariando o velho mito de que os cremes ricos resultam, obrigatoriamente, numa pele oleosa. Foram uma ótima solução para os dias quentes e secos de verão e vão sê-lo também para as noites de vento gelado.
Cabelo: scalpcare
Volume, brilho, movimento, densidade, suavidade e… couro cabeludo limpo. Os aspetos que caracterizam um cabelo bonito são infindáveis. Em 2024, tanto nas passerelles como fora delas, o que se viu em termos capilares foi: saúde. Nos desfiles, as modelos apresentaram-se, muitas vezes, com madeixas brilhantes, bem penteadas e sem produtos de styling adicionados; já do lado dos cosméticos, os lançamentos focaram-se em gamas para combater a queda através da promoção de um couro cabeludo saudável.
Perfume: rosas
As passerelles do ano que agora termina encheram-se de flores de todas as formas e feitios, mas houve uma que se destacou: a rosa. A rainha das flores foi vista em estampados no desfile de Erdem e usada em detalhes gráficos em Balmain, mas foram as tatuagens de Simone Rocha e a forma como foram minuciosamente aplicadas no cabelo das modelos em Giambattista Vali que nos arrebataram.
No campo da cosmética, a rosa tem sido usada de formas revolucionárias tanto em skincare como em haircare e perfumaria graças às propriedades da sua água calmante, aos seus óleos anti-inflamatórios e e à sua fragrância sumptuosa.
Corpo: wellness
Para trás fica o bodycare por si só. Dois mil e vinte e quatro foi um ano de crescimento para os cuidados de corpo com finalidades muito específicas, texturas luxuosas e princípios ativos inovadores – cosméticos com a capacidade de transformar o nosso estado de espírito através do toque e dos rituais de massagem. No mundo do bem-estar, as emoções abriram caminho para texturas opulentas que despertam todos os sentidos. Para descobrir a ligação entre beleza, emoções, tato e olfato, recrute os melhores massagistas da família ou dedique-se ao selfcare.
Manicura: quiet luxury
É certo que vai haver sempre público para unhas coloridas, com comprimentos alucinantes e aplicações extraordinárias, mas 2024 foi o ano em que o quiet luxury atravessou o mundo da moda e se instalou num lugar bem confortável do universo da manicura. O fenómeno teve um grande impacto em redes sociais como o Instagram e o TikTok, dando a conhecer o trabalho das nail artists das celebridades que quiseram espelhar elegância com umas unhas bem cortadas, as cutículas hidratadas e um verniz discreto.
Sustentabilidade: luxo recarregável
Já não são só as pequenas marcas green de champôs sólidos e pastas de dentes em pastilhas que se preocupam com o impacto da cosmética na saúde do planeta, desde a forma como extraem ingredientes da Natureza até à reciclabilidade da embalagem. Cada vez mais expostas às opiniões dos seus consumidores exigentes, facilmente difundidas nas redes sociais, raras são as marcas de luxo a não lançar uma versão recarregável dos seus cuidados premium.
Ciência: um mundo de possibilidades
Um dos lados mais interessantes da cosmética está relacionado com os avanços que a ciência traz para dentro dos nossos frascos de creme, que se tornam cada vez mais eficazes e com targets cutâneos muito específicos. De fórmulas inspiradas na medicina estética ao estudo aprofundado sobre o funcionamento da pele ou à inclusão de ingredientes naturais mais potentes do que os desenvolvidos em laboratório, 2024 foi um ano riquíssimo em inovações que vão mudar para sempre a nossa rotina de beleza (e a nossa pele).
Homem: de volta aos clássicos (com um twist)
Por muitas voltas que o mundo dê, no campo das fragrâncias masculinas, o melhor é não se inventar: notas simples, mas marcantes, com nuances frescas e um travo a sedução bastam para criar um perfume que nunca sai de moda. Em 2024, as casas de perfumaria pegaram nos clássicos e deram-lhes uma nova vida.