Faça o exercício. Cada vez que retira a maquilhagem, quantos discos de algodão ou toalhitas gasta? Além disso, quantos produtos vêm em embalagens de plástico? Se analisarmos ao pormenor o lixo proveniente da cosmética feito diariamente, semanalmente, ou até mesmo mensalmente, os números podem ser assustadores.
Na realidade, não é segredo que a indústria da cosmética tem um impacto ambiental gigante no nosso planeta. Segundo a Zero Waste Week, uma organização dedicada ao tema da sustentabilidade, reportou que esta indústria produz mais de 120 mil milhões de embalagens por ano, sendo que só o cartão contribui para uma perda de sete milhões de hectares, também por ano.
Também é importante referir que, por outro lado, têm sido dados importantes passos para reduzir este mesmo impacto ambiental e para que as marcas se tornem cada vez mais sustentáveis e conscientes.
O grupo L’Oréal, por exemplo, começou em 2013 o projeto Sharing Beauty With All com o objetivo de tornar tanto a marca, como o próprio grupo, mais sustentável. Até 2025, pretende que todas as suas embalagens de plástico sejam recarregáveis, reutilizáveis e recicláveis.
Mas há muitas mais. A Lush quer acabar com as embalagens e concentrar-se na produção de produtos sólidos, a Rituals tem apostado em produtos recarregáveis e em embalagens de materiais reciclados e a O’Right utiliza materiais biodegradáveis. No entanto, a lista não fica de todo por aqui.
Quando falamos também sobre o uso diário que fazemos ao retirar a maquilhagem e, sobretudo, na limpeza facial, outros problemas surgem. Os discos de algodão e as toalhitas vão imediatamente para o lixo e o processo repete-se ao longo dos dias. O desperdício é desmedido.
Daí que seja peremptório optar por soluções como algodão orgânico, toalhitas biodegradáveis ou toalhas e luvas de algodão reutilizáveis.
Hoje, o leque de escolhas já é bastante abrangente, e tanto pode encontrar estas opções nos hipermercados como em lojas físicas ou online. Veja a seleção de produtos que lhe sugerimos.