Beleza

Os mitos que (ainda) não sabe sobre a queda de cabelo

O cabelo passa por tudo o que vivemos. Por dentro e por fora! Descubra os sinais, as causas e os mitos associados à queda de cabelo.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
causas para a queda de cabelo
Em parceria com:
Os mitos que (ainda) não sabe sobre a queda de cabelo
Out. 22, 2018

O nosso cabelo vive ao ritmo das estações, das hormonas, das emoções, do nosso estado de saúde, dos medicamentos que tomamos, dos penteados e tratamentos que lhe fazemos. O nosso cabelo vive ao nosso ritmo.

E, por isso, tem fases em que se apresenta super saudável e outras menos boas. Como aquelas em que o cabelo cai sem avisar.

Na verdade, a queda de 50 a 100 cabelos diários é normal, de acordo com os especialistas na área. Mas devemos ter atenção quando são mais os cabelos que caem do que aqueles que nascem e o problema se prolonga por mais de seis meses.

queda de cabelo (alopécia), ao contrário daquilo que pensamos, não é uma doença mas sim um sintoma. São dois os principais motivos que estão na sua causa: os fatores hormonais e os fatores metabólicos.

Nas mulheres, as causas mais comuns de queda de cabelo são a gravidez, a fase pós-parto, as dietas restritivas com poucas vitaminas, a anemia, a suspensão da pílula, a menopausa e (um dos principais) o stresse intenso.

Mitos (que persistem) sobre a queda de cabelo

Também existem as causas em que acreditamos sem fundamento, quando, na verdade, não passam de mitos.

Aqui ficam algumas das coisas em que temos de deixar de acreditar. De acordo com Marisa Carpinteiro André, médica dermatologista, especialista em Tricologia e o Instituto Europeu para Novos Cabelos estes são os principais.

© Thinkstock

 

1. Lavar a cabeça todos os dias enfraquece a raiz dos cabelos levando à sua queda

Mito. A lavagem diária do cabelo não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

Manter o cabelo sujo, por outro lado, impede o crescimento e pode levar à obstrução dos poros. Por isso, pode lavar o cabelo à vontade, mas invista nesse momento. Massaje o couro cabeludo com a ponta dos dedos para estimular a microcirculação e aposte num champô com ingredientes ativos naturais, como a quinina e a vitamina B.

2. Cortar o cabelo fortalece-o

Mito. Cortar o cabelo não o deixa mais forte, contudo permite que a haste capilar tenha um aspeto mais saudável, pois são cortadas as pontas (normalmente a parte mais danificada do cabelo). Para fortalecer o cabelo e favorecer o seu crescimento, há produtos que a podem ajudar. Por exemplo, o Force Kératine da Klorane, à base de quinina, oferece um programa que favorece a estimulação capilar de forma simples e natural.

3. Usar chapéu e boné faz cair o cabelo

Mito. O uso esporádico de bonés, chapéus ou capacetes não provocam queda de cabelo ou calvície. O único cuidado que deverá ter é não usar chapéus ou bonés muito apertados. Neste caso, a constante e excessiva tensão exercida sobre os fios por períodos prolongados pode levar ao desenvolvimento da alopecia de tração.

4. O condicionador pode causar queda de cabelo

Mito. O condicionador não causa a queda de cabelo, desde que seja bem utilizado. Se temos essa percepção é porque o cabelo que já está na fase de queda cairá com mais facilidade. O ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nas pontas do cabelo, e não diretamente no couro cabeludo. Opte por produtos desembaraçantes à base de Vitamina B e quinina, para deixar o cabelo suave e forte, após a lavagem.

 


Para um cabelo mais saudável e cuidado, saiba também porque deve proteger o cabelo no verão.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 220, outubro de 2018

Últimos