Óleo de amêndoas doces: conheça os benefícios e saiba como usar
O óleo de amêndoas doces, extraído da semente da amêndoa, é um dos óleos vegetais mais utilizados em produtos cosméticos. Este óleo tem propriedades altamente hidratantes que nutrem não só a pele, como o cabelo e as unhas.
É de conhecimento geral que a amêndoa, sendo um fruto de casca rija, é um alimento muito saudável – rico em gorduras saudáveis, fibra, vitaminas e minerais – que pode e deve fazer parte da nossa alimentação, inclusive das crianças.
O óleo de amêndoas doces, um produto versátil e económico, possui uma enorme variedade de nutrientes ricos, oferecendo-nos uma série de benefícios. Explicamos-lhe tudo neste artigo.
Os nutrientes do óleo de amêndoas doces
- Vitamina E (ótimo para a pele, principalmente na cicatrização e envelhecimento);
- Tem magnésio e potássio;
- Vitamina A (trata o acne);
- É antioxidante;
- Vitamina B2, B6, B7 (protege a pele e fortalece o cabelo e as unhas);
- É anti-inflamatório;
- Contém ácidos gordos ómega-3 (bom colesterol e boa memória, ajuda a proteger das doenças cardiovasculares e cancro);
- Vitamina D (protege a pele).
Na cozinha
Este óleo (semelhante ao azeite) é ótimo para a saúde, principalmente para o nosso coração. A versatilidade deste óleo permite que seja usado na cozinha porque tem um cheiro e sabor agradáveis. A melhor forma de o consumir talvez seja usando-o cru em saladas. Não o aqueça a temperaturas elevadas, pois isso iria destruir os nutrientes que contém.
Além disso, este óleo promove a saúde cardiovascular através do aumento dos níveis de “bom” colesterol (HDL) e a redução dos níveis de “mau” colesterol (LDL). Ajuda o sistema digestivo e serve até como laxante natural, já que promove movimentos intestinais.
Tomar um copo de leite com algumas gotas de óleo de amêndoas ajuda a limpar o intestino, por exemplo. Mas atenção, para ingerir deve ser o óleo puro, portanto, tenha a certeza de que é óleo de amêndoas próprio para consumo.
O elevado teor de antioxidantes do óleo de amêndoas doces também fazem diminuir a inflamação no organismo, bem como o efeito da mesma sobre o colesterol.
Apesar dos múltiplos benefícios, é sempre preferível consumir as amêndoas em si, uma vez que estas preservam a riqueza nutricional na sua totalidade.
Utilidade do óleo de amêndoas doces na pele
Para além dos benefícios de consumo, este óleo é altamente reconhecido pelas suas propriedades hidratantes para a pele. É muito eficaz para a hidratar, mesmo a muito seca.
Na gravidez, as estrias podem ser evitadas se usar diariamente óleo de amêndoas doces na barriga pois promove a elasticidade da pele. Pode mesmo usá-lo misturado com um creme antiestrias.
Ajuda ainda a equilibrar, reter e prevenir a perda dos níveis de hidratação, tanto do rosto, como do resto do corpo. Pode ser usado diretamente sobre a pele, sendo rapidamente absorvido ou misturado com outros cremes hidratantes.
Outras utilidades do óleo de amêndoas doces na pele são:
- Desmaquilha e limpa a pele;
- Serve como óleo de massagem;
- Útil após a exposição solar, já que trata a pele dos efeitos nocivos do sol;
- Atenua cicatrizes e reduz sinais de envelhecimento;
- Ajuda a tratar a acne (graças ao seu elevado teor de vitamina A e de agentes antibacterianos);
- Previne o pé de atleta e outras infeções fúngicas (porque tem propriedades antifúngicas).
Benefícios do óleo de amêndoas doces no cabelo e unhas
Pois é, as vantagens do óleo de amêndoas doces não se ficam por aqui, uma vez que este favorece também o cabelo e as unhas. Ora veja:
- Mantém o cabelo e unhas saudáveis e fortes porque contém vitamina B7;
- Ajuda a proteger o cabelo contra os danos provocados pelo sol, graças ao fator protetor solar (FPS 5) que contém de forma natural;
- Ajuda a combater a caspa graças às propriedades antifúngicas e antibacterianas que contém;
- Hidrata o cabelo (promovendo o seu brilho e maciez), couro cabeludo, cutículas e limpa os folículos;
- Diminui o volume e combate o frizz do cabelo.
Como usar?
Na pele
Use este óleo depois do banho, preferencialmente à noite. Isto porque é depois de um banho quente que os nossos poros ficam mais abertos e o óleo penetra melhor na pele.
Se a sua pele estiver muito seca, o ideal é usar o óleo de amêndoas puro. Aplique o óleo direta e suavemente até que a pele o absorva por completo.
Para hidratar a pele, misture algumas gotas do óleo de amêndoas ao seu creme hidratante habitual. Isso irá potencializar ainda mais a sua hidratação.
Também pode usá-lo para evitar as estrias, aplicando diretamente na pele e massajando. Atenção, o óleo não elimina as marcas das estrias, só as previne e pode, ainda, melhorar a aparência da pele.
Como já referimos anteriormente, o óleo de amêndoas pode ser usado para retirar a maquilhagem. Passe um pouco do óleo no seu rosto e faça uma leve massagem. De seguida, retire o excesso de óleo e lave o rosto com um sabonete.
Para cuidar das cutículas ressequidas, aplique um pouco de óleo e massaje. Isso irá mantê-las hidratadas por muito mais tempo.
No cabelo
Aplique o óleo de amêndoas nos cabelos secos, desde a raiz até as pontas. Aplique mecha por mecha para uma melhor distribuição do óleo. Depois, deixe o produto atuar cerca de 30 minutos. De seguida é só lavar o cabelo normalmente.
Para potencializar o efeito do seu condicionador, misture uma colher de chá de óleo de amêndoas doces para cada 250 ml de condicionador.
Para combater a caspa e a queda de cabelo, passe óleo de amêndoas na raiz dos fios capilares e faça uma massagem com movimentos leves. Deixe o produto atuar no cabelo uns cinco minutos. De seguida, penteie o cabelo com um pente fino puxando os fios da raiz até as pontas. Lave com um champô anticaspa e termine com o condicionador.
Se tiver cabelo comprido, ou apenas as pontas espigadas ou muito secas, o óleo de amêndoas é perfeito para si. Passe algumas gotas de óleo nas pontas do cabelo antes de dormir. O óleo penetra nos fios, evitando que eles partam durante a noite.
P.S.: Tenha em conta que, embora usar o óleo diretamente no cabelo ajude a hidratar e recuperar os fios, não é recomendada a sua aplicação diretamente no cabelo e em grandes quantidades pois pode deixá-lo com um aspeto oleoso e pesado. Portanto, a melhor forma será usá-lo e lavar o cabelo logo a seguir. O efeito regenerador será o mesmo, sem o deixar gorduroso.