Com arrozais de perder a vista como cenário e longas praias de areia branca por perto, encontramos a Quinta da Comporta, a pouco mais de cem quilómetros de Lisboa, onde nasceu uma marca de cosmética francesa, com alma portuguesa.
De seu nome Oryza Lab, é o resultado de um sonho de Miguel Câncio Martins, o arquiteto e proprietário por trás, não só do wellness boutique resort, como desta insígnia de beleza holística à base de arroz.
O empreendedor, depois de uma pesquisa profunda sobre as particularidades e características deste ingrediente comum na alimentação mediterrânica, apercebeu-se do potencial do terreno que dispunha no hotel.
Como tudo começou
Repleto de antioxidantes e propriedades, não só hidratantes, como voltadas para o antienvelhecimento, este superalimento tornou-se no protagonista da marca que uniu Miguel Câncio Martins e Marianne Brasse, uma francesa especialista em formulação cosmética que se apaixonou pela região.
“Há séculos que se utiliza o arroz na beleza, mas não havia uma marca que tivesse uma história toda à volta deste ingrediente”, começa por contar o empresário.
“Sou arquiteto, por isso [a cosmética] não era muito bem o meu domínio. E, por acaso, quando o hotel estava em construção, aqui, na Comporta, num jantar, em casa de uns amigos, conheci quem hoje é a minha sócia. Contei-lhe a minha história e expliquei-lhe que gostava de criar uma marca de produtos”.
Daí até, juntos, criarem esta marca de skincare que alia a herança cultural da zona ao know how da cosmética francesa foi um pequeno passo.
Fabrico com menor distância no futuro
Embora a Quinta da Comporta tenha extensos arrozais, de momento, os produtos Oryza são produzidos em França.
Porém, Miguel sublinha que estão a negociar com os rendeiros para que o ingrediente-estrela da insígnia passe a ser português. “Estamos a analisar o arroz daqui para ver se tem as características que precisamos para os nossos produtos”, clarifica. “Faço questão que o arroz seja daqui”, salienta ainda.
Como Ana Catarina Gonçalves, Head of Business Depelopment Oryza Portugal, nota “em Portugal, temos uma grande cultura de arroz. Temos muitos metros quadrados deste alimento”. Portanto, o plano passa por conseguirem ter a sua “própria plantação de arroz Oryza Lab”.
Uma gama rica em antioxidantes
É este “grão da vida”, como o designam durante a apresentação, que, junto a outros ingredientes poderosos, faz parte da composição de uma gama que se estende de séruns a um óleo de beleza, passando por uma bruma, máscaras, um óleo desmaquilhante, um peeling, um creme hidratante e um cuidado de olhos, além de duas ferramentas de facialismo – gua sha e um mushroom – e um vela.
Todos 100 por cento vegan, têm características hidratantes, antioxidantes e antienvelhecimento.
Óleo de beleza
Um dos primeiros a ser desenvolvidos foi o óleo de beleza, pensado para todos os tipos de pele. Com um toque acetinado, que não pesa na pele, este torna imediatamente a pele mais bonita e suave.
É em óleo de farelo de arroz que surge o ingrediente-estrela da Oryza, pronto a proteger contra o stress oxidativo.
A este, une-se o bakuchiol (uma alternativa natural ao retinol, que atenua o aparecimento de imperfeições cutâneas e estimula a renovação celular), os óleos de argão, macadâmia, de sementes de tomate e rosa mosqueta, além da resina de pistácia.
Quanto à aplicação, existem duas opções: ou acrescenta umas gotas ao seu creme hidratante para dar mais nutrição à pele, ou de forma isolada, como uma espécie de máscara, à noite.
Óleo desmaquilhante
Com seis óleos na sua composição, este item é perfeito para remover a maquilhagem – mesmo a à prova de água.
No entanto, não serve apenas como desmaquilhante. Devido aos óleos de amêndoas doces, macadâmia, avelã e rosa mosqueta, também purifica e regula o excesso de oleosidade, nutre e regenera a pele, enquanto suaviza e acalma.
Para ser mais fácil de aplicar, devemos humedecer o rosto, aplicar o óleo e, posteriormente, remover com água abundante. O resultado é uma pele limpa, livre de impurezas e preparada para o próximo passo.
Bruma de cuidado
Esse passo seguinte pode ser, como aconselha Ana Catarina Gonçalves, a bruma de cuidado, que é multifunções.
Uma delas é a preparação da pele para a maquilhagem. “A nossa pele funciona como uma esponja. Portanto, se estiver seca, o que for aplicado a seguir não vai ser absorvido e, por consequência, fazer efeito. Assim, ao aplicarmos a bruma, estamos a dar-lhe o veículo necessário para que o sérum impregne em profundidade e vamos conseguir maiores benefícios”, explica a Head of Business Depelopment Oryza Portugal.
Além disso, pode funcionar como refrescante num dia quente de verão. Hidrata, simultaneamente, o rosto e cabelo, devido à água de arroz que inclui na composição.
Peeling aperfeiçoador
Tal como o nome indica, este peeling promete aperfeiçoar a pele, uniformizando a tez com uma esfoliação profunda.
Dada a presença de enzimas de romã, além de ácidos fítico de arroz, glicólico e de frutos, as células mortas serão eliminadas e a renovação celular é estimulada, de modo a afinar o grão da pele.
Embora tenha na sua composição alantoína, que acalma e repara, os restantes ingredientes são bastante intensos.
Significa isso que só devemos aplicar o peeling à noite e utilizar, obrigatoriamente (ainda que seja sempre obrigatório, mesmo no inverno), protetor solar.
Opte por adicionar à sua rotina duas a três vezes por semana.
Cuidado de olhos revitalizante
Sabemos que a pele na zona do contorno dos olhos é mais fina e, por isso, precisa de cuidados diferentes do resto da face. Este produto promete descongestionar, suavizar e iluminar o olhar, deixando essa área “com um aspeto rejuvenescido”.
A combinação do inositol de arroz, bakuchiol e péptidos de arroz é responsável pela melhoria da elasticidade e firmeza, enquanto o colagénio vegetal reduz as regas e contribui para um efeito de lifting.
Deve aplicar uma pequena quantidade de manhã e à noite, com leves batidas, e alisar o produto desde o canto interno do olho em direção ao exterior, nas pálpebras inferiores e, de seguida, nas pálpebras superiores.
Três séruns: o fundamental, o aperfeiçoador e o revitalizante
Pensados para cada tipologia de pele, os séruns que compõem a gama adaptam-se às necessidades de cada pessoa.
Enquanto o fundamental, que inclui ácido hialurónico, extratos de frutos e inositol de arroz, é adequado a todos os que não tenham nenhuma preocupação específica, o aperfeiçoador é para quem procura uma tez uniforme e sem manchas, o que é conseguido com a niacinamida e o ácido fítico de arroz presentes.
Já o sérum revitalizante combate os sinais de envelhecimento cutâneo e estimula a renovação celular. Isto é possível através da combinação do ácido hialurónico e péptidos de arroz que, juntos, entram em profundidade na pele e hidratam intensamente.
Creme essencial
Não gorduroso, este creme adapta-se a todos os tipos de pele e protege-a contra o envelhecimento cutâneo.
Rico em ativos hidratantes, nutritivos e antioxidantes, como os extratos de figo e tamarindo, o ácido hialurónico e o esqualano, dá resposta às diversas necessidades de cada um.
Estes produtos estão à venda, não só na Quinta da Comporta, como na plataforma online da Oryza.