A pandemia teve bastantes consequências nas nossas vidas, algumas delas bastante positivas (vejamos o caso do teletrabalho), outras, nem por isso… A verdade é que com o aparecimento deste vírus, o mundo nunca mais será o mesmo e iremos sempre falar de uma realidade a.C. (antes da Covid-19) e d.C (depois da Covid-19).
No que respeita à higiene oral, os sucessivos confinamentos trouxeram algumas consequências negativas. As clínicas dentárias foram obrigadas a fechar e a frequência com que visitávamos dentistas para limpezas ou para consultas de rotina diminuíram.
Com isto, as marcas de higiene oral sentiram-se obrigadas a evoluir e – felizmente para nós! – começámos a ter acesso a produtos que fazem a ponte entre os cuidados domésticos e os cuidados no consultório.
Pode-se até dizer que elevámos a rotina de higiene oral a outro patamar e passámos a dedicar mais atenção a esta zona.
O mercado da higiene oral continua a crescer e hoje desempenha um papel tão importante quanto o dos cuidados de rosto
Eficácia e elegância
O consumidor atual não procura apenas eficácia, mas também objetos que fiquem bem na prateleira da casa de banho.
As escovas querem-se com um aspeto mais luxuoso ou divertido, as pastas de dentes apresentam dezenas de cores e até o fio dentário pode ser comprado em recargas para depois se introduzir numa caixa elegante.
Dentro destas categorias, o mercado continua a crescer e uma das áreas com maior potencial de desenvolvimento é a do fio dentário. Isto porque a maioria das pessoas não gosta de o usar – quer seja por preguiça ou apenas porque não gosta de colocar as mãos dentro da boca –, mas este gesto é fundamental para evitar a inflamação das gengivas.
A pensar no potencial por explorar desta categoria, já existem marcas que estão a desenvolver waterpicks e fios dentários automáticos; a Fresh é um desses exemplos – a marca criou um dispositivo que se insere na boca e dispara jatos de água automáticos em apenas sete segundos.
A grande diferença deste dispositivo para alguns semelhantes no mercado é a sua customização, visto que cada peça bucal é feita à sua medida para não magoar.
Cuidados a manter
- Escove os dentes duas vezes por dia, no mínimo;
- Use fio dentário diariamente;
- Procure fazer uma alimentação saudável e variada;
- Evite comer doces;
- Não fume nem beba álcool;
- Vá ao dentista regularmente;
O ambiente também conta
À semelhança da indústria cosmética, o mercado da higiene oral também tem um lado negro e o seu impacto no meio ambiente é demasiado destrutivo.
Além das inúmeras escovas de plástico que acabam a flutuar no oceano, devido ao seu curto tempo de vida e ao facto de não serem recicláveis, alia-se a água sempre a correr enquanto se escova os dentes.
Para contrariar esta tendência, várias marcas começaram a criar escovas de dentes em plástico reciclado ou em bambu e apostam em pastas de dentes com fórmulas naturais, que não incluem ingredientes tóxicos ou agressivos.
A marca de higiene oral Jordan é um desses exemplos, tendo criado a linha Green Clean, uma gama bastante completa de escovas, pasta de dentes, fio dentário em rolo sem caixa, bem como palitos. Tudo isto produzido com elementos amigos do ambiente, madeira certificada, plástico reciclado e ingredientes suaves para a boca e para o ambiente.
Também a The Bam & Boo tem uma linha de produtos sustentáveis para a higiene oral, criados com ingredientes naturais e produção cruelty-free. A marca apresentou a primeira pasta de dentes natural e vegan a ser reconhecida com o certificado climate neutral. Com sabor a menta, atua na prevenção de cáries e placa, oferece uma ação branqueadora e garante um hálito fresco duradouro.
A Zhuzi é uma marca portuguesa de escovas de dentes com cerdas vegan (feitas a partir de cabelo de porco) e cabo em bambu, o que as torna biodegradáveis. No fim da sua vida, devem ser enterradas no solo ou num local de compostagem. A marca tem ainda um programa de subscrição, com envio de uma nova escova a cada três meses.
Boca saudável, sorriso feliz
De pastas de dentes a elixires bucais, estes aliados vão ajudá-la a ter uma melhor higiene oral.