Os produtos essenciais para despertar o olhar cansado
Poucas horas de sono, excessos cometidos em algumas noites e mais tempo de ecrã são os ingredientes certos para um olhar cansado. Felizmente, nunca existiu uma época com tantos tratamentos e produtos para iluminar e dar firmeza à zona dos olhos.
No que respeita aos olhos, as rugas, linhas finas e olheiras escuras são as maiores preocupações das mulheres, seguidas de papos, perda de firmeza e falta de luminosidade. Geralmente, o envelhecimento ocular começa a notar-se a partir dos 20 anos – nada de alarmante, mas é um sinal de que as nossas células cutâneas estão a perder colagénio e capacidade de renovação, manifestando-se pela perda de elasticidade e firmeza, principalmente na zona ocular.
Mas, atenção! O modo como vivemos, aquilo que comemos, o tabaco, a ingestão de álcool e o próprio sol também influenciam esse envelhecimento, pelo que somos as principais culpadas por acelerar este processo…
É por estes motivos que devemos começar a combater o problema e a procurar produtos que estimulem o metabolismo das células e a produção de colagénio logo aos 20.
Além do uso de cremes para o contorno de olhos, formulados especificamente para a pele delicada desta zona, existem outros tratamentos em cabine que atuam em camadas mais profundas da pele.
Existem várias formas de reverter o envelhecimento do contorno ocular, mas a mais eficaz são os procedimentos estéticos
Dos cremes a algo mais sério
Apesar de os tratamentos tópicos serem o primeiro passo para atrasar o processo de envelhecimento, nada é tão eficaz quanto um tratamento de cabine.
O botox, utilizado para corrigir rugas e linhas finas em redor dos olhos, nada faz no que respeita ao volume e preenchimento, mas as injeções de ácido hialurónico podem ajudar a preencher zonas com declives que acabam por criar sombras e dar aos olhos um aspeto descaído.
Este tipo de procedimento com ácido hialurónico pode durar um a dois anos e a sua grande vantagem é que é gradualmente absorvido pelo corpo. Logo, se não ficar satisfeita com os resultados (o que duvidamos!), basta aguardar algum tempo para a pele dos olhos regressar ao estado inicial.
No que toca a procedimentos cirúrgicos, a blefaroplastia, também conhecida como lifting ocular, é uma das mais comuns para esta zona do rosto. Feita sob anestesia, envolve cortar o excesso de pele, músculo e gordura que contribui para umas pálpebras descaídas ou para papos na zona inferior dos olhos.
Apesar dos valores da blefaroplastia serem mais elevados, é um procedimento cada vez mais comum na casa dos 30 e 40 anos, visto que os seus efeitos podem durar até 15 anos, enquanto os resultados dos fillers não duram tanto tempo e exigem mais manutenção.
Ingredientes a ter em conta
Embora muitos digam que pode usar o hidratante de rosto na zona ocular, somos da opinião que os cremes específicos de olhos nos vão salvar de um envelhecimento nada apetecido. O nosso conselho é que invista num com os seguintes ingredientes:
- A cafeína é um vasoconstritor que reduz a vermelhidão e inchaço, acabando por energizar a pele.
- A vitamina C é ideal para suavizar manchas ou cicatrizes de acne, estimular a produção de colagénio e prevenir linhas finas.
- O ácido hialurónico atua de forma imediata, é um excelente hidratante e um aliado perfeito para manter a barreira protetora da pele.
- A niacinamida, também conhecida por vitamina B3, ajuda a acalmar a inflamação e estimula a produção de colagénio.
- O ácido kójico é ideal para ajudar a reduzir a hiperpigmentação e melhorar o aspeto geral da pele dos olhos.
Tudo o que precisa para despertar o olhar cansado
Os super-heróis
Nem todos os cremes para o contorno de olhos são iguais, logo, escolha aqueles que atuam nas suas necessidades específicas. Tenha sempre em conta que é fundamental manter essa área nutrida – quanto mais seca e desidratada, mais propensa está a criar rugas e linhas finas.
Além dos cremes, as máscaras e adesivos para os olhos nutrem, equilibram e renovam a pele; enquanto as de tecido penetram mais profundamente devido às fibras infundidas em sérum, as máscaras em creme hidratam as camadas superficiais, razão para apostar fortemente no multimasking!
Ainda assim, o protetor solar é um passo fundamental e deve ser aplicado todas as manhãs para evitar a descoloração, manchas castanhas, linhas finas, entre outros danos, como a perda de colagénio.
Tapar o sol com a peneira
Não é nenhum segredo que uma boa noite de sono ajuda a reduzir o tamanho e tonalidade das olheiras. Como tal, aposte em alguns aliados para uma noite descansada.
As máscaras em seda ou cetim ajudam a bloquear a luz que teima em acordá-la demasiado cedo, as fronhas no mesmo tecido evitam marcar a pele com rugas de pressão, os chás calmantes podem ser uma boa opção antes de se deitar, bem como não usar o computador ou telemóvel na cama para evitar a luz emitida pelos dispositivos.
Ferramentas a experimentar
Massajar a área em redor dos olhos pode fazer maravilhas pela pele: não só estimula a microcirculação, como reduz o inchaço.
Para nos facilitar o trabalho e dar alguns momentos de relaxamento, existem dispositivos faciais que fazem o trabalho difícil por nós. A caneta Fix Line, por exemplo, pode ser usada por todos os tipos de pele e proporciona pequenas doses de energia de microcorrente para prevenir e reduzir linhas finas e rugas.
Já o dispositivo Iris melhora a absorção do creme de olhos e reduz a visibilidade dos pés de galinha, olheiras e papos. Se procura alisar e tonificar a aparência da pele dos olhos, opte pelo Time Control +, da Talika, que preenche as rugas, acalma a inflamação e estimula a produção de colagénio.