Certamente que estes dois conceitos podem causar confusão, mas são, na verdade, bastante diferentes. Pele sensível não é a mesma coisa que uma pele sensibilizada, e vamos explicar quais são as diferenças.
A pele sensível é uma condição permanente, significa que a pele já é assim por natureza. Este tipo de pele até pode ter uma vantagem, isto porque que uma das suas características é captar fatores externos que podem ser irritantes e atuar como medida de proteção. É claro que isto não invalida o uso de produtos próprios aconselhados por especialistas que se adequem a este tipo de pele – pois nem todos são indicados e podem mesmo agravar o problema.
Já a pele sensibilizada é uma situação temporária que depende de fatores externos, ou seja, é quando a pele não consegue tolerar esses mesmos fatores e começa a reagir, muitas vezes ,através de vermelhidão, comichão ou escamação.
Alguns dos fatores que podem provocar uma pele sensibilizada são:
- Produtos inadequados que sejam abrasivos ou contenham álcool;
- Maquilhagem;
- Excesso de frio ou calor;
- Duche com água muito quente;
- Alimentação demasiado condimentada ou até mesmo com picantes;
- Poluição.
Em ambas as situações, a escolha dos cosméticos é da máxima importância. Deverá procurar por produtos e ingredientes que não só hidratem a pele, mas que também sejam calmantes e restaurem a sua barreira protetora.
É importante que a rotina de beleza seja levada a sério e não descure dos passos essenciais, como a lavagem e a hidratação. No caso da lavagem, opte por um gel de limpeza que não contenha ingredientes que possam secar a pele, escolha antes um indicado para peles sensíveis. À sua rotina habitual junte ainda um protetor solar de rosto.
Em baixo, sugerimos-lhe alguns produtos que ajudam as peles sensíveis e sensibilizadas.