Desencravar o problema: como evitar e tratar pelos encravados
Se costuma sofrer com pelos encravados, ou quer simplesmente evitar este problema, este é o artigo certo para si. Veja como pode tratar e escapar a este contratempo e ainda que produtos pode usar para o combater.
Para além de indesejáveis e até dolorosos, os pelos encravados podem ser uma causa de preocupação e baixa autoestima. Estes aparecem principalmente depois de fazer a depilação, seja com lâmina ou cera, e podem, por vezes, ser a razão de uma infeção.
Se costuma recorrer a estes métodos de remoção de pelos, é provável que já tenho tido uma experiência menos agradável com pelos encravados, no entanto, há formas de os evitar.
Porém, lembramos que não é obrigatório fazer a depilação. Deve fazê-lo apenas se quiser, da forma que se sentir mais confortável e empoderada.
Vamos a isso? Conheça tudo sobre os pelos encravados, como pode evitar o seu surgimento, como os eliminar e ainda os produtos que podem ser seus aliados nesta luta.
O que são pelos encravados
Os pelos encravados são saliências que se formam debaixo da pele quando um pelo começa a crescer sobre si mesmo.
Ao fazê-lo, cria uma irritação na epiderme, que pode provocar comichão e até mesmo criar uma infeção.
Porque aparecem
Como afirma Anita Sturnham, dermatologista, à Glamour UK, os pelos encravados podem surgir porque “a abertura folicular fica obstruída com uma acumulação de células que depois prendem o pelo, impedindo o seu progresso natural para fora da pele”.
Porém, uma das principais causas para o seu aparecimento é a depilação, visto que quando o pelo é cortado ou arrancado abaixo da camada superior da epiderme, à medida que cresce pode ficar preso e não conseguir penetrar a pele.
Será que é um pelo encravado?
Devido ao seu aspeto, os pelos encravados podem ser confundidos com borbulhas, principalmente quando provocam uma infeção.
Por isso, é preciso saber distingui-los para os eliminar da melhor forma. Estes são alguns sinais de que, de facto, tem um pelo encravado:
- Comichão e dor;
- Pequena saliência com pelo no centro;
- Descoloração da pele;
- Irritação (especialmente nas áreas onde se depila).
Como eliminar e evitar
- Evite depilar-se com lâmina – escolha métodos que eliminam os pelos pela raiz;
- Se optar pela lâmina, certifique-se que a troca regularmente;
- Passe a lâmina sempre por água entre as passagens na pele;
- Esfolie suavemente o corpo entre depilações;
- Após a remoção do pele aplique sempre um hidratante ou óleo calmante.