Ora pela sua imensidão de azul, pela mística ou violência e revolta em dias de tempestade, o mar tem sido uma fonte inesgotável de inspiração para a arte (como podemos ver pela obra de Sophia de Mello Breyner, Luís de Camões ou Hans Christian Andersen, para dar apenas três exemplos). E, neste verão, também o universo da beleza mergulha até às suas profundezas para nos fazer sonhar com finais de tarde na praia, a ver o pôr do sol, com caminhadas pela areia, a sentir a frescura das águas.
Afinal, as tendências de cabelos que deram à costa trazem-no consigo de formas (quase) óbvias. Afirmamo-lo por uma razão: assim que olhámos para os desfiles da estação quente, não conseguíamos parar de nos imaginar de férias, com as madeixas secas ao natural, insubordinadas e rebeldes. A verdade é que, numa temporada anterior, tentaríamos domar as nossas ondas desobedientes com a ajuda de um secador e ferramentas de styling, mas este ano não. Graças a JW Anderson, Moschino ou Elisabetta Franchi, é exatamente dessa forma que as vamos querer usar.
Contudo, se o seu cabelo não ganha vida própria quando vê água a aproximar-se, aproveite para trazer de volta um penteado icónico da década de 90 e início dos anos 2000. Com a ajuda do alisador e uma escova redonda, enrole apenas as extremidades das mechas para fora, como se fosse a personagem Celia Mae, no filme de animação Monstros e Companhia. Não se esqueça de aplicar protetor de calor antes deste processo e terminar com laca, de forma a mantê-lo perfeito por mais tempo.
Há, no entanto, quem não consiga deixar o cabelo solto com as elevadas temperaturas. Nesse caso, a cera ou gel vão ser os seus melhores amigos. Apanhe os fios no fundo da cabeça, num coque ou rabo de cavalo, assumindo um risco ao meio perfeito, ou penteando-os todos para trás, como propõem Tory Burch, Marni e Zimmermann.
Estes produtos serão também os seus aliados num look molhado, que parece ter sido conseguido depois de um mergulho. Agora, só falta atirar-se de cabeça (seja para a água ou para estas tendências).
Recorde-se de como é verdadeiramente o seu cabelo, deixando-o secar simplesmente ao natural, com os jeitos irrequietos que tem. Para potenciar as ondas, aplique um spray texturizador. Se preferir caracóis mais definidos, dê uma oportunidade aos kits desenvolvidos para penteados sem calor.
Comece com o cabelo ainda ligeiramente molhado e coloque uma quantidade generosa de pomada sólida ou gel nas raízes, penteando-o para trás com a ajuda de uma escova. Para garantir que nenhum fio sai do sítio durante o dia, é recomendado aplicar laca no final.
Enrolar as mechas para fora confere um ar muito feminino e sedutor, mas divertido. É perfeito para quem tem o cabelo curto, especialmente se os fios não descem abaixo dos ombros.
É o penteado das it-girls e, sem dúvida, da estação. Opte por dividir o cabelo em duas partes, tal como Sofia Richie habitualmente faz, ou, então, puxe-o todo para trás. O truque para um sleek bun perfeito é apanhar o cabelo por partes, deixando a franja para o fim, e aplicando uma boa camada de cera (a versão em stick facilita o trabalho).
12 / 14
Cera em stick
Cera em stick
Mermad
13,95€
13 / 14
Laca cabelo fixação forte
Laca cabelo fixação forte
Kérastase
preço sob consulta
14 / 14
A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº289, julho de 2024.