Lembro-me de, quando era adolescente, ver algumas amigas a vaporizarem perfume diretamente no cabelo. Achava todo o processo luxuoso e também queria fazer parte daquele grupo exclusivo que perfumava as madeixas.
Mal sabia eu que esse gesto iria acabar por desidratar o meu cabelo e deixá-lo quebradiço. Foi só uns meses mais tarde que percebi que as fragrâncias que as minhas amigas usavam eram fórmulas específicas para aplicar nesta zona e esse era motivo pelo qual o meu cabelo parecia uma esfregona gasta e o delas não.
Fast foward para 2023 e é seguro dizer que os perfumes capilares estão de regresso, com várias marcas a apostar nesta categoria. De Chanel a Byredo, existem novos lançamentos que nos deixam curiosas sobre as fórmulas e os ingredientes que utilizam.
No entanto, e à semelhança de todas as tendências de beleza, existe quem adore estas fragrâncias, enquanto outros acreditam que não passam de estratégias de marketing.
Menos intensas, as fragrâncias capilares ajudam a manter o cabelo perfumado entre lavagens
Frescura numa embalagem
Para qualquer beauty addict que se preze, nenhum armário de perfumes está completo sem uma fragrância capilar e, apesar de parecerem fúteis, a verdade é que têm imensos benefícios.
Se, à primeira vista, aparentam ser apenas a extensão de um aroma, quando observadas com mais detalhe, é possível verificar que as suas fórmulas estão repletas de ingredientes que iluminam, hidratam, reparam e, claro, perfumam o cabelo.
Ou seja, está na altura de deixar de aplicar o seu perfume do dia a dia nas madeixas, uma vez que vai danificá-lo. Enquanto o perfume capilar é formulado especificamente para o cabelo e couro cabeludo, as fragrâncias normais incluem ingredientes que podem secá-los.
Além de serem bastante mais suaves e de terem uma fragrância menos intensa, os seus ingredientes hidratam e amaciam as madeixas, dão luminosidade e controlam o frisado.
Mas as diferenças não acabam aí: ao contrário das fragrâncias normais, que têm uma elevada percentagem de álcool, os perfumes capilares quase não o contêm, sendo geralmente formulados à base de água, o que quer dizer que não pesam nem deixam aquela sensação colante desconfortável.
No que respeita às fórmulas, os seus ingredientes geralmente atuam para disfarçar o odor, utilizam filtros para proteção dos raios UV e dão às madeixas o brilho e a textura de que precisam.
Com os dias de calor cada vez mais intensos, aposte numa fragrância segura, que nutra e hidrate as suas madeixas.
Os benefícios
- Perfumam as madeixas;
- Dão luminosidade;
- Hidratam o cabelo;
- Algumas fórmulas protegem dos raios UV;
- Combatem o frisado.