Como cuidar dos pés gretados este verão
A chegada dos dias quentes forçou-nos a tirar as sandálias e chinelos do armário, é verdade, mas calçar estes sapatos pode causar insegurança, sobretudo se tiver os pés gretados. Felizmente, há formas de combater este problema.
Ter os pés secos, gretados e até quebradiços não é motivo de vergonha. Afinal, quem nunca sofreu com este problema?
Contudo, o problema não é apenas sentir insegurança ao usar certo tipo de calçado – calcanhares sensíveis e secos podem causar dor, o que não é ideal quando quer aproveitar o calor. Por isso, porque não aprender a cuidar dos pés em casa?
Não se esqueça de o fazer durante todo o ano, para ter pés macios e livres de feridas em qualquer estação.
O que causa pés gretados?
Muitas de nós dedicamos vários minutos de manhã e à noite a cuidar da pele do rosto mas acabamos por negligenciar o resto do corpo, incluindo os pés.
Porém, é fundamental não esquecer a hidratação desta zona que nos apoia todos os dias (literalmente).
É verdade que existem certas condições que nos deixam mais suscetíveis a ter pés gretados, como é o caso da eczema, dos diabetes e de infeções como o pé de atleta, mas há outros fatores que pioram esta condição.
Tempo seco ou frio, estar em pé por longos períodos de tempo, sapatos mal ajustados e até a idade podem contribuir para a formação de pele seca e quebrada.
E sim, sabemos que quando falamos em pele seca a primeira estação que nos vem à cabeça é o inverno, contudo, os dias quentes podem piorar os pés gretados, pois estes estão mais expostos ao ar, o que resseca a pele.
Passo a passo de como cuidar
1. Esfoliar, esfoliar, esfoliar
Aproveite os momentos aborrecidos em que está a fazer scroll nas redes sociais para dar um pouco de amor aos seus pés.
Para o fazer, sugerimos que os mergulhe em água morna durante 15 minutos e que passe uma pedra pomes ou raspador nas zonas mais secas.
Desta forma, retira toda a pele morta e prepara os seus pés para o creme ou máscara hidratantes.
2. Hidratação regular
É importante seguir a esfoliação com um bom hidratante, para garantir que devolve à pele a nutrição que precisa. Pode optar por usar um creme, uma máscara e até umas meias hidratantes.
Deve repetir este passo uma vez por semana se tem a pele seca e várias vezes por semana se sente os calcanhares muito secos e quebradiços.
3. A prevenção é a chave
A melhor forma de não ter pés gretados? Prevenção! Recomendamos a que esfolie e hidrate os seus pés semanalmente, tanto nos dias quentes, como frios.
No verão, não se esqueça de aplicar uma camada de protetor solar nos seus pés, principalmente na praia e quando usar calçado aberto.
4. Escolher o calçado certo
Se não consegue livrar-se de calcanhares gretados por muito que os hidrate, então o problema pode ser os sapatos que utiliza.
Evite calçado muito apertado e aposte em palmilhas confortáveis para acomodar os pés e dar um pouco mais de suporte aos mesmos.
Por fim, recomendamos que visite um médico especialista se sente que os seus pés estão muito quebradiços e com feridas (de forma a evitar infeções e outros problemas).