Será que há mesmo solução para as pontas espigadas? Saiba o que deve fazer
A forma como tratamos o nosso cabelo e a nossa pele reflete-se, inevitavelmente, no seu aspeto. Se nota que, de tempos a tempos, fica com as pontas espigadas, é porque está a cometer algum destes erros. Conheça-os.
Começando exatamente pelo princípio, se pegar no seu cabelo e vir que as pontas já estão fracas, quebradiças e partidas, é bem provável que a situação já não seja reversível e que o encontro com a tesoura não poderá ser adiado. Porém, atenção, porque nem tudo são más notícias.
Assim que reparar que as pontas estão mais finas deve agir de imediato e adotar medidas de prevenção para que nem tudo esteja perdido. Acontece que, existem vários erros (como iremos referir) cometidos no dia a dia que fazem com que o cabelo perca nutrientes, fibras e fique desidratado, e quando isto acontece, o fio de cabelo parte-se em dois.
O aspeto de um cabelo espigado não é o mais bonito. E se, no seu caso, costuma estar muito tempo sem cortar o cabelo, é possível que isto lhe aconteça.
A solução é, sem sombra de dúvida, a prevenção. Isto inclui ter cuidados todos os dias para manter o cabelo saudável e as pontas macias. Dizemos-lhe como, em baixo.
Como prevenir as pontas espigadas
1. Usar um protetor térmico
Costuma usar ferros de alisamento ou secador a temperaturas demasiado altas? E que produtos coloca no cabelo antes de usar estas utensílios? Se a resposta for “nenhuns”, então pode estar aqui a principal causa de ter o cabelo seco e as pontas espigadas.
Não há cabelo que resista ao calor diário de um ferro ou de um secador, por isso, a solução é usar sempre um protetor térmico antes desta utilização. Os fios capilares ficam protegidos e resistem melhor a estas temperaturas.
2. Faça uma boa máscara todas as semanas e use condicionador
Quando o cabelo começa a partir significa que está demasiado seco. Sendo que a hidratação está em falta, o uso de condicionador deve ser diário e o da máscara deve ser semanal.
Estes produtos vão nutrir o cabelo com tudo o que os fios precisam para voltarem a ganhar força. Além disto, o champô que escolher deve também ser adequado às suas necessidades, apenas tenha em atenção que as necessidades do couro cabeludo podem ser diferentes das do resto do cabelo.
3. Escove gentilmente o cabelo
Depois do banho é normal que o cabelo tenha mais nós do que o habitual. A tendência é aplicarmos um pouco mais de força a escovar para desembaraçar os fios, mas isto é outro problema. É quando o cabelo está molhado que está mais frágil, por isso a força só vai ajudar a exercer pressão no couro cabeludo e a destruir ainda mais as pontas.
Uma escova com dentes largos pode ajudar nesta tarefa e ajudar a separar de forma mais eficaz estes nós.
4. No fim, use um selante
Se nunca ouviu falar neste conceito, passamos a explicar: um selante é um produto que vai ajudar a que as pontas espigadas se unam novamente, através de uma tecnologia avançada. Deverá ser usado também como prevenção, assim que notar que o cabelo está a ficar quebradiço. Na verdade, é como se fosse uma “cola” (mas sem o efeito literal, claro).
Depois disto, só falta mesmo apostar nos produtos certos. Em baixo, deixamos-lhe algumas sugestões.