Como prevenir o envelhecimento da pele do pescoço
Horas infinitas a olhar para o telefone, pele seca ou não usar hidratante são apenas alguns dos motivos que levam ao envelhecimento da pele do pescoço.
A pele abaixo do nosso queixo, é tão delicada quanto a que está acima e igualmente suscetível aos danos causados pelo sol, poluição, tabaco, má alimentação, perda de firmeza e rugas.
Não interessa o quão dedicada pode ser aos cuidados de rosto, se depois o pescoço é negligenciado, até porque esta área é tão visível e está de tal forma exposta, que pode ser uma das primeiras a revelar a sua verdadeira idade.
Basta aliar a ação natural da gravidade ao constante movimento de olhar para o telefone, para criarmos a fórmula perfeita para acelerar o aparecimento de linhas finas e rugas.
Infelizmente estas não são as únicas consequências do envelhecimento cutâneo e à semelhança do rosto, esta área pode desenvolver manchas castanhas, quebra de fibras, pigmentação irregular e perda de firmeza.
Usar ou não usar? Eis a questão
A culpa para o ceticismo em relação aos cremes para o pescoço não é inteiramente nossa, com a oferta que existe em relação a hidratantes faciais, corporais e até às diferentes texturas, os cremes de pescoço parecem apenas um esquema criado para incentivar as mulheres a comprarem mais um produto.
No entanto, contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, os cremes para o pescoço não são iguais aos de rosto. Estes são geralmente mais espessos e as suas fórmulas incluem ingredientes que dão firmeza e estimulam a produção de colagénio e elastina ao longo do tempo.
Isto não significa que não possa continuar a usar o seu creme de rosto no pescoço, até porque qualquer hidratante é melhor do que nenhum. Porém, os ingredientes presentes nestas fórmulas, como o retinol ou ácido glicólico, são geralmente mais agressivos e irritantes para o pescoço.
O pescoço tem uma pele fina e não apenas porque é sensível. Esta zona do corpo tem uma composição celular diferentes das restantes, basta pensar no quão raro é aparecer-lhe uma borbulha aqui.
A derme desta zona é mais fina e mais propensa a rugas, quando não temos uma derme espessa não há muito colagénio na pele, logo não existe o suporte que necessitamos para prevenir as rugas.
Além disso, o pescoço está livre de óleo, o hidratante natural da pele. A mesma substância que tentamos eliminar do rosto, principalmente da zona T, é também o elemento que mantem a pele hidratada e jovem.
O pescoço tem menos glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de óleo, isso acaba por afetar o processo de envelhecimento e explica o motivo pelo qual a pele é mais seca nessa área.
O que pode fazer?
• Aplique protetor solar diariamente. Tendencialmente a maioria das pessoas aplica este produto no rosto e corpo, mas o pescoço é frequentemente esquecido. Os danos causados pelas luzes ultravioleta causam o relaxamento da pele e a acentuação das linhas.
• Não olhe para baixo. Numa altura em que os telemóveis são praticamente uma extensão do nosso corpo, é inevitável evitar olhar tantas vezes para o telefone, no entanto, ao não olhar está a ajudar a prevenir a formação de novas linhas.
• Não se esqueça da higiene diária. Tal como lava o rosto à noite, não se esqueça de estender a lavagem abaixo do queixo, isto porque os micro poluentes e os radicais livres podem causar o envelhecimento prematuro da pele.
• Aplique hidratante nesta área, mesmo que seja hidratante facial ou corporal. Dito isto, os cremes para o pescoço têm sempre melhores efeitos visto que estimulam o colagénio e elastina desta área.
Método de aplicação
Tal como em todos os produtos, existe uma forma correta de aplicar o seu creme para o pescoço.
1. Comece por aquecer ligeiramente o produto nas mãos, incline o pescoço para trás e coloque os dedos na linha do maxilar.
2. Deslize lentamente as mãos do queixo até ao decote e faça uma pressão suave à medida que desce.