Quando era criança, fui abençoada com um cabelo liso e sedoso, digno de um anúncio de televisão. Porém, algures no tempo – mais precisamente quando entrei na adolescência e as hormonas dispararam –, algo mudou e os meus fios de Rapunzel começaram a encaracolar e ondular.
O resultado foi uma cabeleira que se dividia entre o ondulado com jeitos e volume ou alguns caracóis no verão.
Perceber o que fazer com estas novas madeixas não foi fácil, principalmente porque os meus cuidados capilares anteriores não envolviam mais do que champô e condicionador.
No entanto, o conhecimento veio com o tempo e apesar de demorar uma eternidade a sair de casa de manhã, não trocava o meu cabelo pelo que tinha quando era nova.
Regra de três simples: lavar, hidratar e secar
1. Lavar
A primeira coisa a ter em conta é que o cabelo encaracolado não precisa de ser lavado tantas vezes como o liso, isto porque a lavagem diária desidrata e ‘destrói’ os caracóis ou ondas. Como tal, opte por utilizar champô apenas uma a duas vezes por semana.
No que respeita à formulação dos produtos escolhidos, esta também deve ser tida em conta: pense nos fios como a sua camisola preferida de caxemira – tal como não a lava com um detergente agressivo, não deve fazer o mesmo ao seu cabelo.
Procure champôs específicos para caracóis, sem ingredientes abrasivos que possam remover os óleos naturais da fibra.
Divida o cabelo por secções e lave-o suavemente do couro cabeludo até as pontas. Desta forma, irá evitar nós e cabelo embaraçado quando aplicar o condicionador.
2. Hidratar
Devido ao formato peculiar do cabelo, os óleos naturais têm dificuldade em viajar da raiz até às pontas e por esse motivo precisam de constante hidratação.
Diminua a temperatura da água, pois ajuda a fechar as cutículas e a manter a hidratação de que tanto precisa e que permite reduzir o frisado. Aplique um condicionador ‘rico’ que corresponda às suas necessidades.
• Para cabelo seco, os condicionadores com humectantes são a melhor opção;
• Para os fios mais frágeis, precisa de uma máscara com proteína reconstrutora ou queratina. Aplique-o da mesma forma que o champô, dividindo o cabelo em secções
3. Secar
A secagem é também um passo delicado… Evite as ferramentas de styling e sempre que possível deixe o cabelo secar ao ar.
Se deixar o cabelo secar naturalmente não é uma opção, use um difusor e aplique um protetor térmico antes. Esta ferramenta diminui o frisado pois distribui o calor de uma forma mais uniforme e garante uns caracóis perfeitos.
Cerca de dois terços das mulheres em todo o mundo têm cabelos encaracolados, ondulados ou encrespados
5 truques para cuidar do cabelo encaracolado
Existem algumas mudanças que pode introduzir na sua rotina capilar e que farão a diferença na saúde do seu cabelo.
• Utilize os dedos ou um pente de dentes largos para desembaraçar o cabelo em vez de uma escova. Comece pelas pontas e vá subindo em direção à raiz, já que causa menos stresse e queda capilar;
• Faça máscaras com ingredientes naturais como óleo de coco uma vez por semana e durma com elas. Se não lhe der jeito passar a noite mergulhada em máscara capilar, faça-a uma hora antes de tomar banho. Depois salte para o duche e lave o cabelo normalmente;
• Após a lavagem, não o seque com uma tolha comum. O tipo de fibra normalmente presente nas toalhas é agressiva para a cutícula, aumenta o frisado e destrói a forma dos caracóis. Opte por toalhas de microfibra ou use uma t-shirt 100% algodão para remover o excesso de água, mas mantendo o formato do caracol.
• Troque a fronha da almofada por uma de cetim. As fronhas em algodão podem destruir os caracóis e embaraçá-los. Caso não queira trocar de fronha, enrole o cabelo encaracolado num lenço de cetim.
• Se gosta de fazer exercício, aplique um condicionador e prenda o cabelo num bun ou rabo de cavalo. O calor do exercício físico ajuda a reter a hidratação e o resultado são uns caracóis suaves.
Ventos de mudança
Porque os caracóis não são todos iguais, e dependendo da textura e densidade de cada cabelo são precisos produtos diferentes, as marcas de cuidados capilares apostam cada vez mais numa rotina capilar personalizada.
O mais recente lançamento da Kérastase, a nova gama Curl Manifesto, é um bom exemplo desta mudança, pois apresenta vários produtos que podem ser combinados de diferentes formas para uma rotina capilar adequada ao seu tipo de caracol – quer seja largo, mais fechado ou coily (encrespado).
Ver esta publicação no Instagram
Curl Manifesto é, essencialmente, uma linha de cuidado profissional de última geração para todo o tipo de caracóis, que surge aliada a um movimento de empoderamento que pretende mudar o discurso para que todas as mulheres se sintam confiantes e orgulhosas de celebrar o cabelo com que nasceram.
Saiba que, cerca de dois terços das mulheres em todo o mundo têm cabelos encaracolados, ondulados ou encrespados? E que, até 2030, prevê-se que 60% da população mundial tenha caracóis? Foi com estes dados em mente que a marca de cuidados capilares apresentou esta nova linha que acompanha a tendência de assumir os caracóis naturais com confiança.
“Acreditamos que todos os cabelos são bonitos, independentemente do tipo ou textura. A inclusão é um valor fundamental para nós e proporcionar o cuidado profissional para todo o tipo de cabelos é a nossa missão” afirma Joana Cal, Diretora da marca Kérastase em Portugal.
A verdade é que, para quem tem caracóis, encontrar um hairstylist que perceba do assunto não é uma tarefa simples, uma vez que estes tipos de cabelo necessitam de um corte e cuidados específicos. Assim, para assegurar um futuro mais inclusivo, a marca compromete-se a educar os seus profissionais, para que saibam cuidar de todos os tipos de cabelo com caracóis e as mães, para que possam educar a próxima geração de crianças com cabelo encaracolado e encrespado a abraçar quem são.