Já há algum tempo que o TikTok deixou de ser uma aplicação de vídeos de dança (foi no início da pandemia que a plataforma ganhou destaque, uma vez que muitos dos seus utilizadores partilhavam coreografias de dança em casa). Hoje, encontramos conteúdos que vão desde moda, beleza e comida, a outros mais sérios como saúde mental ou relações amorosas.
Os tutoriais de beleza passaram do YouTube para o TikTok, mas com algumas alterações. Primeiro, o tempo de vídeo diminuiu substancialmente, sendo que nesta plataforma têm pouco mais do que um minuto. Depois, estes mesmos tutoriais passaram a ser feitos por qualquer pessoa e não apenas por maquilhadores. São muitas as utilizadoras sem experiência que compram produtos e experimentam-nos revelando as suas mais sinceras opiniões, sem patrocínios e sem estarem a ser pagas para isso.
As opiniões sem filtros partilhadas no TikTok levaram a que muitos produtos de beleza se tornassem virais.
Reunimos alguns dos produtos que são hoje um sucesso de vendas e, alguns deles, não são novidade. O melhor? É que pode comprá-los ou encomendá-los para Portugal.
Produtos de beleza virais no TikTok
Lip Glow Oil, Dior
Foram várias as influenciadoras de beleza que fizeram explodir a popularidade deste Lip Glow Oil da Dior. O seu efeito glossy, natural e o conforto que proporciona foram as características apontadas para que este batom se tornasse um fenómeno. A TikToker e modelo Caitlyn Lawson, com mais de 260 mil seguidores, foi uma das influenciadoras que fez um vídeo viral com este produto.
@blueyedcai Updated #lipcombo I’ve been wearing this combo non stop this past week!! #makeup #makeuptutorial #grwm #beauty
Beauty Light Wand, Charlotte Tilbury
É um produto que junta duas funções: um blush com um brilho tão natural que se torna também num iluminador. O Light Wand da famosa maquilhadora Charlotte Tilbury ganhou destaque no mundo do TikTok depois de a cantora Madison Beer usá-lo na rubrica Vogue’s Beauty Secrets. O sucesso foi instantâneo. Surgiram centenas de vídeos de tiktokers a utilizar este produto que, apesar de poder ser encomendado para Portugal, não é possível de momento pois ainda está esgotado.
@jaclynforbes madison beer makeup breakdown #grwm #madisonbeer #celebmakeup #makeuprecreation @madisonbeer
Dior Backstage Rosy Glow, Dior
Os créditos do sucesso deste blush vão para o membro mais novo do clã Kardashian, Kylie Jenner, depois de o seu maquilhador, Ariel Tejada, afirmar que Kylie usava este produto nas suas maquilhagens diárias. Embora tivesse sido desmentido mais tarde pela própria, a verdade é que o TikTok já tinha tornado este produto viral. Sem surpreender ninguém, o tom cor-de-rosa do produto esteve esgotado durante meses nas lojas Sephora.
@skinbyhelen Worth the hype?👀 #blushingwithhelen #dior #blush #diorbackstage #diorbackstageblush #makeupreviews #viralmakeup #sephora #sephoracanada
Soft Pinch Liquid Blush, Rare Beauty
O produto da marca de Selena Gomez ganhou fama depois da TikToker Ferny Zambrana o utilizar numa maquilhagem e provar que bastam apenas algumas gotas para ter um look natural. Depois desta publicação, foram muitas as influenciadoras que experimentaram os diferentes tons deste blush.
@fernyzambrana1 adhd at it’s finest *chefs kiss*
Infallible 24 Hour Fresh Wear Foundation Powder, L’Oréal Paris
Foi o vídeo viral de Rocio Soria (agora com mais de um milhão de visualizações) que tornou este pó da L’Oréal num verdadeiro sucesso. O que convenceu e chocou as utilizadoras foi a cobertura total deste produto (que com apenas uma passagem escondia marcas, machas ou borbulhas) e o preço acessível.
@rocio.roses The powder that BROKE TikTok! #lorealinfalliblepowderfoundation #stitchandditchfilter #lorealparispartner @lorealparisusa #makeup #infalliblefreshwear
Máscara Instant Detox, Caudalie
Já sabemos que quando o assunto é poros há sempre a possibilidade de sucesso – quem nunca viu os vídeos de pessoas a retirarem pontos negros? A máscara Instant Detox da Caudalie é o must-have do mundo da cosmética porque, como muitas TikTokers mostraram, consegue retirar eficazmente as impurezas retidas nos poros. Amelia Olivia foi uma das influenciadoras a mostrar o potencial deste produto.
@ameliaolivia09 I told you so!! #caudaliedetox #facemask #skincaremusthaves
Creme de olhos, Peter Thomas
Quer ficar de queixo caído? Então, tem mesmo te ver este vídeo. Trinidad Sandoval, de 54 anos, fez um vídeo a experimentar o creme de olhos da marca Peter Thomas colocando-o apenas no seu olho esquerdo. Em apenas alguns segundos, o papo que tinha debaixo do olho desapareceu instantaneamente, deixando as utilizadoras incrédulas. Trinidad, na altura, tinha apenas 70 seguidores e hoje tem mais de 170 mil. O vídeo já tem mais de cinco milhões de gostos.
@trinidad1967