Enquanto espelho de uma crescente consciência ambiental, um coro de vozes, cada vez mais alto, exige mais e melhores alternativas às tradicionais embalagens de produtos de beleza. Afinal, o 70% do desperdício provocado pela indústria cosmética é proveniente do packaging. Deste modo, mais de 7 milhões de hectares de floresta são destruídos, por ano, apenas para serem produzidas caixas de papel e cartão.
São estas as conclusões da investigação The Courage to Change, desenvolvido pelo British Beauty Council, que avança ainda que, anualmente, são realizadas cerca de 120 mil milhões de embalagens para cosméticos.
Porém, há uma preocupação por inverter esta tendência. A acompanhar as reivindicações de uma sociedade cada vez mais exigente e preocupada com a sustentabilidade, têm surgidos soluções verdes no universo da beleza. Isso passa, não só pelo aparecimento de produtos em barra, nomeadamente champôs ou desodorizantes sólidos, como por opções com recargas.
De acordo com o estudo de novembro de 2020, esta era uma reposta direta aos pedidos dos consumidores. 91% dos inquiridos dizia ter interesse em produtos com menos embalagens. Já 88% preferiam que existissem recargas dos cosméticos que habitualmente usam.
Produtos de beleza recarregáveis em solo nacional
A mesma vontade verifica-se em Portugal. Num inquérito conduzido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, percebeu-se que mais de 70% dos consumidores estão disponíveis para reutilizar embalagens de champôs, gel de banho e outros cosméticos. Tudo em prol da redução do desperdício e utilização de plástico.
Várias marcas ouviram-no e puseram um plano em marcha. Com bandeira nacional, a icónica Benamôr estreou o conceito de refill, pela primeira vez, no Lx Factory, em Lisboa. Nesse espaço, disponibiliza grandes doseadores de vidro, preparados para os clientes recarregarem os seus géis de banho e cremes de corpo em garrafas de alumínio.
Também em solo português, pode fazer o refill de outros produtos de insígnias internacionais, como a The Body Shop. Em vários pontos do país, existem lojas onde é possível voltar a encher as embalagens, sem comprar uma nova. Gel de banho de leite de amêndoas, toranja ou moringa, champôs e condicionadores de gengibre e karité ou gel de mãos de tea tree são algumas das linhas em versão refill.
Há ainda marcas de luxo, como a Dior, Caudalie ou Guerlain, que apostaram as cartas neste caminho alternativo e mais amigo do ambiente. Ora batons, ora cremes de rosto ou perfumes, surgem em recargas para voltar a colocar no packaging que comprou originalmente.