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Produtos de beleza que se tornaram virais (quase) do dia para a noite

Produtos de beleza que se tornaram virais (quase) do dia para a noite

As redes sociais mudaram para sempre o modo como consumimos cosmética e maquilhagem, mas o Tik Tok elevou o nível, tornando muitos produtos de beleza virais.

Por Mai. 11. 2023

A expressão TikTok made me buy it já se tornou conhecida um pouco por todo o planeta e surgiu principalmente dos vídeos de reviews que vários influenciadores fazem.

Aliás, a realidade é que o Tik Tok pode ter sido responsável pelo lançamento de muitas marcas a nível mundial, levando a que a sua expansão tenha acontecido de forma mais rápida do que seguindo os métodos tradicionais.

Vídeos de teste de produto com apenas 15 segundos são capazes de provar a eficácia de um produto em pouco tempo e, talvez, o melhor exemplo seja a máscara de pestanas Lash Sensational Sky High, da Maybelline, que ficou esgotada em pouco tempo graças à plataforma.

À semelhança desta máscara, existem outros produtos que se tornaram virais de um dia para o outro, como a Peeling Solution, da The Ordinary, o hidratante da CeraVe ou o blush Soft Pinch, da Rare Beauty.

Mais direto

Graças ao TikTok, já não é necessário procurar sites específicos de reviews para descobrir se um cosmético funciona. Basta abrir a aplicação e terá todas as provas diretamente no feed.

Como se isso não fosse suficiente, é possível encontrar muitas mais avaliações através da pesquisa de hashtags.

Mais do que elevar marcas de beleza ou os seus produtos, esta plataforma permitiu que influenciadores de beleza se ligassem aos seus seguidores (e potenciais compradores) de uma forma que o Instagram ou o Facebook nunca conseguiram.

A comunicação acaba por ser direta, como se partilhassem conselhos de beleza ou truques com uma amiga.

Sem regras, mas com perigos

É preciso compreender que a maior parte dos conteúdos que vemos no Beauty Tok são feitos por pessoas que não são profissionais e, apesar dos conselhos serem, em grande parte, inofensivos, existem alguns perigos aos quais é preciso estar atento.

Aquilo que torna o seu conteúdo tão especial é também o que pode torná-lo potencialmente prejudicial.

Se, por um lado, existem dicas que não são perigosas, como por exemplo aplicar um batom como blush, existem outras que podem dar origem a problemas sérios, como os peelings químicos caseiros.

Num espaço desprovido de regras, onde as afirmações dos criadores de conteúdos nem sempre são comprovadas pela ciência, existe uma linha muito ténue entre aquilo que é útil e a desinformação.

Alerta vermelho

Algumas das tendências mais virais do Til Tok são bastante mais perigosas e variam desde usar cola de papel para fixar o cabelo a beber clorofila líquida para tratar acne ou usar canetas Hyaluron para preencher os lábios em casa.

Nem tudo é inofensivo e estas são algumas das tendências de beleza mais perigosas:

Utilizar lubrificante como primer de rosto.

Esfregar meio limão diretamente nas axilas para atuar como desodorizante.

Aplicar peróxido de hidrogénio puro nos dentes para ficaram brancos.

Fazer injeções labiais em casa com as canetas de pressurização Hyaluron.

Utilizar protetor solar apenas em zonas específicas do rosto para conseguir um efeito de contorno.

Para desmistificar a desinformação

Ainda assim, e apesar do crescimento alarmante destas tendências, existem verdadeiros especialistas na plataforma que a utilizam para confirmar os factos e desmistificar os mitos.

Médicos dermatologistas como Muneeb Shah ou Mamina Turegano fazem vídeos regulares nos quais explicam conceitos simples de beleza, ingredientes ativos ou as melhores fórmulas para cada tipo de pele, além de alertarem para os perigos de algumas tendências que ganham popularidade na rede social.

Conheça alguns dos Tik Tokers do universo da beleza que deve seguir na plataforma.

Produtos de beleza virais e quem deve seguir no Tik Tok

  • 1 / 18
  • Lash Sensational Sky High, da Maybelline

    Lash Sensational Sky High, da Maybelline

    35€

    2 / 18
  • Hidratante da CeraVe

    Hidratante da CeraVe

    €9,95

    3 / 18
  • Blush Soft Pinch, da Rare Beauty

    Blush Soft Pinch, da Rare Beauty

    26,99€

    4 / 18
  • Peeling Solution, da The Ordinary

    Peeling Solution, da The Ordinary

    12,99€

    5 / 18
  • Creme de olhos, da Peter Thomas Roth

    Creme de olhos, da Peter Thomas Roth

    37€

    6 / 18
  • Óleo capilar, da Gisou

    Óleo capilar, da Gisou

    29,99€

    7 / 18
  • Máscara de rosto Vinergetic C+, da Caudalie

    Máscara de rosto Vinergetic C+, da Caudalie

    24,50€

    8 / 18
  • Base Infallible, da L'Oréal Paris

    Base Infallible, da L'Oréal Paris

    9,95€

    9 / 18
  • Modelador de cabelo Airwrap, da Dyson

    Modelador de cabelo Airwrap, da Dyson

    599€

    10 / 18
  • Óleo Lip Glow, da Dior

    Óleo Lip Glow, da Dior

    43,35€

    11 / 18
  • 12 / 18
  • @dermdoctor

    @dermdoctor

    Como dermatologista, Muneeb Shah utiliza a aplicação para falar de condições cutâneas, desequilíbrios hormonais e rotinas simples para cuidar da pele.

    13 / 18
  • @charlotteparler

    @charlotteparler

    Considerada a fada-madrinha dos cuidados de pele, é também uma esteticista licenciada e fundadora da marca Dieux Skin.

    14 / 18
  • @ashleyquiroz_

    @ashleyquiroz_

    Com uma forte estética inspirada nos anos 90, os vídeos de maquilhagem de Ashley são simples, elegantes, mas irreverentes

    15 / 18
  • @rosegallagherbeauty

    @rosegallagherbeauty

    Na sua conta, a maquilhadora Rose Gallagher partilha
    dicas sobre como aplicar produtos de maquilhagem com precisão para pele normal e com rosácea.

    16 / 18
  • @itsclaytonhawkins

    @itsclaytonhawkins

    Conhecido por trabalhar com várias celebridades, Clayton Hawkins tem-se vindo a estabelecer no TikTok pelos seus conselhos capilares.

    17 / 18
  • @elissakincade

    @elissakincade

    Os vídeos que relatam sobre a forma como recuperou
    o cabelo depois de lidar com queda severa, tornaram Elissa uma espécie de especialista nesta área.

    18 / 18
A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº275, maio de 2023.
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