Duches de água a ferver, aquecimento central e rajadas de vento são situações que, infelizmente, não dão origem a uma pele suave e radiante. A secura e irritação são denominadores comuns no que toca às consequências do frio, levando muitas de nós a questionar se é possível ter uma pele bonita e luminosa na época fria. Felizmente, há passos que deve seguir para proteger a pele do frio.
Segundo Ana Isabel Isidoro, esteticista no centro Elegância Sem Fronteiras, explica: “Devido ao tempo seco e frio podem surgir algumas doenças cutâneas como a dermatite, o eczema atópico e a rosácea. Estas causam não só desconforto, como, a longo-prazo, a vermelhidão conduz a um enfraquecimento da barreira natural hidrolipídica da pele”. E continua: “devido às mudanças bruscas de temperatura, todas as pessoas têm tendência a ficar com a pele seca e desidratada, portanto é fundamental usar cuidados específicos e adequados”.
O rosto é a zona mais agredida visto que é a parte externa mais exposta às condições climáticas. No entanto, existem outras zonas sensíveis, que não devem ser descuradas, como os lábios, mãos e cotovelos.
Os melhores aliados para proteger a pele do frio
Para o rosto
“Os melhores produtos para a pele seca e desidratada são os que contêm um alto teor de ácido hialurónico, visto que conferem um excelente fator de hidratação e regulam a barreira natural da pele. Para complementar os tratamentos realizados em gabinete pode sempre fazer curas intensivas com produtos à base de ácido hialurónico, spirulina e vitamina C”, afirma a especialista.
Para o corpo
Apesar do rosto ser a zona mais agredida pelo frio, é fundamental cuidar de outras áreas menos expostas. A água quente do duche seca muito a pele do corpo. Logo, zonas como cotovelos ou joelhos necessitam de um cuidado extra.
Para os lábios
A pele dos lábios é muito fina e sensível, sem glândulas para a proteger do tempo extremo. A prevenção é melhor que tratar de lábios já secos. Durante o inverno aposte em batons hidratantes com cor ou bálsamos, use um esfoliante uma vez por semana para remover células mortas e evite morder os lábios ou arrancar a pele morta.
Para as mãos
Sensibilidade, feridas e pequenas gretas são alguns dos problemas mais comuns nas mãos. Algumas formas de evitá-los são a utilização de luvas na rua, cremes de mãos com proteção solar e hidratação antes de se deitar.