*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
O nosso cabelo está constantemente sujeito a agressões. Agora, no verão, com os mergulhos na piscina, os banhos no mar, as horas estendidas na toalha ao sol e o vento que nos refresca, os fios ficam mais danificados do que nunca, mas, todo o ano, sofrem nas nossas mãos.
Por norma, a culpa é dos secadores e ferramentas de styling. O calor que aplicamos nas raízes e comprimento é suficiente para danificar as diferentes camadas dos fios, o que se pode traduzir numa textura áspera e maior quebra.
É por isso que tantas vezes ouvimos os cabeleireiros e hairstylists dizer que devemos aplicar um protetor térmico no cabelo antes de o secar. Mas, quando vamos ao salão, é raro vermos este produto entrar em ação.
Assim, perguntamo-nos: é mesmo necessário aplicar sempre – s-e-m-p-r-e – um protetor de calor no momento anterior à secagem do cabelo?
Devemos utilizar sempre um protetor térmico no cabelo?
Joana Nobre, fundadora do Crème de la Crème e Program Manager de um Curso de Especialização em Dermocosmética, responde logo: “idealmente, sim”. E explica:
“A haste capilar é uma estrutura morta pelo que não se regenera sozinha. Quando sujeita a temperaturas elevadas do secador ou outros utensílios quentes, está a sofrer um dano que, se puder ser minimizado com proteção, melhor”.
Há um universo de produtos desenvolvidos especialmente para este cuidado. Em spray, creme, óleo ou espuma, existem várias opções pensadas para todo o tipo de fios, em supermercados e lojas de cosmética.
Quando devemos aplicá-los? Helena Ribeiro esclarece que “o ideal é aplicar o produto nos cabelos húmidos ou secos antes de os expor ao calor”.
As temperaturas elevadas tornam “o cabelo mais poroso e, consequentemente, menos brilhante”, completa Joana Nobre. E ninguém quer isso, não é verdade?
Resumindo: #Afinal, é recomendado aplicar um protetor térmico no cabelo, de forma a minimizar os danos.