Resveratrol: o ingrediente que a sua pele precisa para combater o envelhecimento
No mundo da cosmética, há um ingrediente que tem vindo a destacar-se entre os demais e que virou tendência: o resveratrol. O nome é estranho? Talvez, mas nós explicamos-lhe para que serve. Conheça o resveratrol.
O nome é-lhe totalmente estranho? Então saiba que o introduzimos na sua rotina diária porque garantimos que pode fazer maravilhas pela sua pele. O resveratrol é, agora, muito falado na cosmética devido aos inúmeros benefícios que oferece à tez, nomeadamente no que diz respeito ao seu envelhecimento.
O que é? É um antioxidante que pode ser encontrado em alimentos como a uva, frutos vermelhos, chocolate negro, amendoins e até no vinho tinto. Quando ingerido, traz também alguns benefícios ao organismo.
Aliás, segundo um estudo realizado na Polónia, os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios do resveratrol tiveram resultados eficazes em pessoas com diabetes tipo 2, uma vez que ajudaram a melhorar o controlo de açúcar no sangue e a diminuir a resistência à insulina.
Há ainda outros estudos que indicam que este ingrediente já mostrou ter reduzido células cancerígenas, especificamente no cancro da mama, e mostrou que o seu efeito anti-inflamatório também foi eficaz no cancro do estômago.
Ainda que a investigação científica continue a descobrir como é que o resveratrol pode ser uma mais-valia para o organismo, em relação à pele, já há outros dados mais conclusivos.
Coloque um produto à base deste ingrediente antes de se ir deitar, pois ajudará a estimular a produção de colagénio
Os benefícios do resveratrol para a pele
Podemos encontrar este ingrediente na alimentação, como já dissemos anteriormente, mas também em cremes, séruns e também em suplementos alimentares.
Acontece que o resveratrol faz parte de um grupo de compostos chamado polifenóis, um conjunto de antioxidantes importantes no combate ao envelhecimento cutâneo, e agora já pode ser aplicado topicamente.
Os seus benefícios principais são:
• Protege a pele. Um estudo publicado na Science Direct, mostra que o resveratrol protege a pele contra os raios UV, contra o stresse oxidativo e outros danos cutâneos. Na verdade, a barreira cutânea fica mais protegida e será mais fácil de manter um aspeto luminoso e saudável.
• Combate o envelhecimento. O resveratrol tem um forte papel a combater os radicais livres, responsáveis por ‘atacarem’ as células, alterando a produção de colagénio e, consequentemente, provocam o seu envelhecimento. Este ingrediente ajuda a neutralizar os radicais livres e a reparar os danos causados.
• Ajuda a reequilibrar a pigmentação da pele. Ao inibir uma enzima chamada tirosinase, ligada à alteração da melatonina, o resveratrol vai ajudar a manter a pigmentação da pele inalterada e a uniformizar a tez.
Até agora, não foram encontrados efeitos secundários relacionados com o uso de resveratrol e, por isso, é aconselhado a qualquer tipo de pele.
Quanto ao modo de utilização, pode ser usado tanto de dia, como de noite – sendo que é ao dormir que a pele se regenera. Coloque um produto à base deste ingrediente antes de se ir deitar, pois ajudará a estimular a produção de colagénio.