Retirar os pelos faciais com uma lâmina é a nova tendência de beleza
É normal que cause estranheza, mas os resultados parecem promissores. Esta é a tendência que está a espalhar-se nas redes socias: mulheres a retirar os pelos do rosto com uma lâmina. Conheça os prós e contras.
Atenção: não é a mesma coisa que fazer a barba. Aliás, até a lâmina é bastante diferente (mais fina e deve ser usada em movimentos retos e constantes. A tendência de retirar os pelos faciais está a percorrer tudo o que é redes sociais, com vídeos que mostram como fazer esta rotina corretamente, sem danificar a pele.
Na verdade, por mais que seja tendência agora, não é novo que as mulheres retiram os pelos do rosto com lâmina. No Japão, este movimento já tinha surgido há alguns anos sob o nome de Kao Sori, em que os salões de estética ofereciam tratamentos e produtos que ajudassem a mulheres a retirar os pelos faciais com lâminas.
Até o The New York Times já tinha explorado a tendência, reportando que estrelas do cinema como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor usavam lâminas no rosto para ter uma pele visivelmente mais bonita.
E o que é que esta tendência promete? Uma tez mais luminosa, retira as células mortas e deixa-a mais capaz de receber cremes e os seus nutrientes.
Antes de fazer o que seja, é importante estar a par dos prós e contras desta rotina.
@helin.dxski How I remove facial hair! Don’t let people scare you from doing it!!! 🙂 #fyp #dermaplaning #shaving #shavingface
Prós
• Esfolia a pele. A lâmina não só deixa a pele mais suave, como retira os pelos mais finos, o excesso de oleosidade e as células mortas. Após este processo, é normal que note que a pele está mais luminosa.
• Os cremes e a maquilhagem penetram melhor na tez. Isto acontece porque os pelos e a pele morta foi removida, logo será mais fácil de a pele absorver melhor os cremes e de a maquilhagem ser espalhada de forma mais uniforme.
• É um método menos agressivo para retirar os pelos. Ao contrário da cera ou dos depilatórios faciais, as lâminas acabam por não irritar tanto a pele.
Contras
• Pode provocar pelos encravados. Tal como outras zonas do corpo, usar a lâmina no rosto pode impedir que certos pelos cresçam e fiquem presos à pele.
• Zona escura no rosto. Se os pelos no rosto forem demasiado escuros, cuidado, pois corre o risco de ficar com uma zona escura no rosto, tal como acontece com a barba dos homens.
Recomendações
• Não é indicado para peles sensíveis. Para quem tem pele demasiado sensível ou com rosácea, por exemplo, a lâmina pode danificar ainda mais a pele.
• Acne. Quem já tem acne pode não beneficiar, de todo, deste método, uma vez que a lâmina ajuda a espalhar as bactérias por outras zonas do rosto. Além disto, esta também costuma ser uma pele mais sensível. Por isso, não é aconselhável.
Como retirar os pelos com lâmina
Para que este processo seja feito corretamente, siga os seguintes passos:
1. Limpe bem a pele com água e com um gel indicado. Por norma, a lâmina é usada em pele seca, mas se sentir que esta está a repuxar, então pode colocar um óleo ou um creme e depois, sim, usar a lâmina.
2. Desinfete a lâmina com álcool.
3. Agarre na lâmina no angulo de 45 graus e puxe ligeiramente a pele. Depois, passe a lâmina verticalmente e em movimentos constantes. Se tiver zonas mais sensíveis ou borbulhas, evite-as.
4. A cada utilização nas diferentes áreas do rosto, vá passando a lâmina por água.
5. Após este processo é imprescindível seguir com a sua rotina de beleza e hidratar bem a pele. Um sérum, um creme e um óleo são mais do que bem vindos.