Por volta da mesma altura em que passámos a deixar as skinny jeans no armário, trocando-as por calças retas ou cargo, decidimos mudar também a divisão do nosso cabelo. Do lado, mudámos o risco para o meio, deixando a (quase) simetria do nosso rosto brilhar e colocando os holofotes nos olhos e lábios.
Todavia, mudam-se os tempos e mudam-se (novamente) as vontades. Por isso, o risco volta a querer-se de lado.
“Neste momento, existe um real desejo por mostrar os ângulos do rosto. Aliás, as maçãs do rosto elevadas e a linha do queixo definido começam a ser as estrelas e o foco dos make-up artists”, começou por explicar Tom Smith, hairstylist, à Harper’s Bazaar.
E continuou: “Utilizar o risco ao lado, de modo polido, é uma ótima forma de o penteado contribuir para uma aparência mais afiada e marcada, uma vez que adiciona mais ângulos e altura à face“.
View this post on Instagram
Afinal, contrariamente ao risco ao meio, que “pode, muitas vezes, destacar a simetria do rosto e acentuar os olhos e lábios, o risco ao lado irá dirigir a atenção para outras linhas diagonais, como o contorno das maçãs do rosto e do maxilar”, sublinhou.
Direita ou esquerda
Provavelmente, ouviu dizer, pelo menos uma vez na vida, que o risco de um dos lados era mais adequado ao género masculino e o outro ao feminino. Claro que não é mais do que uma ideia, além de ultrapassada e absolutamente datada, errada.
Na base da escolha do local da divisão do cabelo, não está mais que o gosto pessoal e a própria estrutura do rosto. “A maioria das pessoas ficará melhor com o risco para um dos lados, em detrimento do outro”, avisou Smith.
É, por isso, “boa ideia experimentar fazer a divisão do cabelo para um lado e outro”, aconselhou. Assim, consegue “perceber qual o mais favorecedor para si”. “É raro ter uma cara completamente simétrica e o risco ao lado pode ser uma ótima forma de mostrar o seu melhor lado”, completou.
Como usar o risco ao lado
Seja num cabelo ondulado, que remeta para o glamour de Hollywood, seja num apanhado bem penteado com gel ou laca, a divisão dos fios ao lado é sinónimo de elegância.
Inspire-se nas imagens da galeria, abaixo, e comece a colocar o pente uns centímetros ao lado quando fizer o risco.