Encontrar a rotina de beleza perfeita é um desafio, bem o sabemos. Mesmo sendo apaixonadas pelo universo da cosmética, nem sempre obtemos os resultados que esperamos com o produto de que tínhamos praticamente a certeza que faria milagres à nossa pele.
No entanto, quando descobrimos “A” nossa rotina perfeita, conseguimos uma série de benefícios importantes, não só para a nossa pele, como para a autoestima. Deste modo, nunca a devemos descurar.
À Saber Viver, Ana Sofia Borges, médica dermatologista, recorda que “a skincare deve ser compreendida como um bom hábito na nossa vida, tal como uma alimentação equilibrada e prática regular de exercício físico”.
Por isso mesmo, devemos seguir uma rotina de beleza consistente e impedir que a preguiça nos roube esse momento de tranquilidade e relaxamento. Caso contrário, “não terá nenhum benefício a longo prazo”, salienta a profissional de saúde.
Importância de uma rotina de beleza consistente
Mas de que benefícios falamos? A dermatologista enumera alguns:
• Saúde da pele: “a utilização de produtos adequados ajudam a manter os níveis de hidratação da pele e evitar ou melhorar doenças de pele como acne, rosácea ou eczema”;
• Rejuvenescimento: “o uso consistente de determinados produtos, como antioxidantes, protetor solar e retinoides, pode melhorar a textura da pele e atenuar o aparecimento de manchas, rugas finas e flacidez”;
• Proteção contra danos ambientais: “a pele é a nossa primeira barreira de defesa contra danos ambientais (radiação UV, poluição) que, através da produção de radicais livres, levam ao dano de proteínas fundamentais para constituição da pele e reparação DNA”.
Passos fundamentais
Contrariamente ao que muitas vezes vemos nas redes sociais, não são precisos milhares de produtos para ter uma pele bonita e cuidada.
De acordo com Ana Sofia Borges, “com três a quatro produtos, conseguimos ter uma rotina completa, se forem adequados, com boas formulações e aplicados diariamente, de forma sistemática”.
Esses produtos traduzem-se, de forma simplista, em quatro passos. São eles:
Limpeza
“Este é um passo é fundamental e deve ser realizado, tanto de manhã, como de noite, porque a nossa pele vai acumulando impurezas que contribuem para uma maior produção de sebo e inflamação. Para quem usa maquilhagem, a limpeza da noite deve ser dupla, incluindo, não apenas um desmaquilhante, como um produto de limpeza adequado ao tipo de pele”.
Prevenção
“Este é o pilar essencial do antiaging, através da utilização diária de antioxidantes, ingredientes antiglicação e protetor solar. Se utilizados de forma consistente, essencialmente na rotina da manhã, ajudam a preservar as proteínas e enzimas necessárias à reparação das células da pele”.
Hidratação
“A hidratação adequada permite manter a integridade da pele contra agentes irritantes. Além disso, a desidratação acelera o envelhecimento da pele, dificultando o seu processo de regeneração, além de tornar mais evidente rugas e flacidez. Ingredientes como o ácido hialurónico ajudam na retenção de água na pele, devendo ser utilizados tanto de manhã como à noite”.
Regeneração
“As células da pele estão sujeitas a constante dano provocado pela radiação UV, poluição e agentes irritantes. A longo prazo, esse dano celular vai contribuir para o aparecimento de manchas, rugas finas e mais flacidez. A utilização cíclica, devidamente aconselhada por dermatologista, de produtos que contenham retinoides e AHA acelera e melhora a regeneração celular durante o período da noite”.