Como manter uma rotina de beleza durante a quarentena
Sabemos que os tempos mudaram e que a vontade de passar o dia de pijama e sem aplicar hidratante no rosto é muita. No entanto, é fundamental que não abdique dos cuidados de rosto.
Que atire a primeira pantufa quem nunca passou um dia inteiro desta quarentena de pijama e sem vontade de levantar lavar o cabelo! Ok, eu vou ser provavelmente uma das poucas pessoas que atira a pantufa, mas simplesmente porque se perder a rotina que tinha antes de tudo isto acontecer, a probabilidade de não fazer mais nada é grande.
É preciso pensar que esta quarentena vai continuar e, com ela, devem ser mantidos os horários de trabalho, de alimentação mas principalmente os cuidados de rosto.
Sei que não estou sozinha nisto e muitas de vocês já se devem ter perguntado porque estão com a pele tão seca, oleosa ou (no meu caso) com algumas borbulhas. Poucas são as pessoas cuja pele não tem sofrido alterações, até porque com o stresse, a luz azul e as mudanças naquilo que comemos, é difícil manter a estabilidade cutânea.
É por esse mesmo motivo que não deve abdicar dos cuidados de rosto. Numa altura como esta, é essencial cuidar da sua pele mais do que nunca, mas deve adaptá-la à sua nova realidade. Felizmente para nós, existem diversas plataformas online que continuam a fazer entregas. Isto é o que precisa de saber.
Rotina de beleza durante a quarentena
Quando acorda
Por muito que haja vontade de ficar na cama – olá botão de snooze! –, esforce-se para se levantar. Quando finalmente o conseguir fazer, enfie-se logo no duche, é uma das melhores formas de despertar o corpo e pode simplificar a sua rotina começando logo aí.
Pessoalmente, lavo sempre o rosto com um produto adequado e com a ajuda da Foreo, sinto sempre que consigo encurtar a minha rotina alguns minutos.
Tonificar o rosto e corpo
Queremos simplificar, facilitar e acima de tudo responder a uma nova realidade. Logo, quando sair do duche, seque imediatamente o rosto e aplique o tónico com um disco de algodão. Aproveite ainda para aplicar o creme de corpo enquanto aguarda a absorção do tónico. Sim, não se esquive do creme corporal, até parece que tem de estar nalgum sítio a horas.
Quantos passos?
Agora vem a parte mais complicada. Desde que estou no conforto do lar, não sinto necessidade de aplicar tantos produtos. No meu caso bastam cinco passos – limpeza, tónico, creme de olhos, hidrante e SPF – e estou pronta para começar o dia.
A proteção com SPF contínua a ser essencial, visto que a luz azul emitida pelos telemóveis e computadores é responsável por parte do envelhecimento cutâneo. Porém, na minha opinião, estes são os produtos obrigatórios, mas tudo depende da sua pele e das suas necessidades.
Cuidados específicos
De certeza que já reparou que, desde que está em casa, a sua pele mudou. Podemos agradecer aos dias infinitos à frente dos telemóveis e computadores, às mudanças na alimentação e claro, ao stresse e ansiedade. Afinal, estamos a viver um momento de incertezas e muitas sofremos por antecipação.
No meu caso, isso traduziu-se em algumas borbulhas indesejadas espalhadas pelo rosto. Para as combater utilizo um sérum depois do tónico e antes do hidratante para ajudar a pele a secar.
Problemas mais comuns
1. Se sofre de rosácea ou alguma vermelhidão é possível que piore nesta altura. Para a combater, elimine da sua rotina todos os produtos que possam causar irritação e considere usar produtos com retinol, visto que este ajuda na renovação celular.
2. Se, tal como eu, viu o seu rosto transformado com pequenos altos na zona U, seja bem-vinda ao clube da pele mista e oleosa.
Para a maioria das pessoas, estes são os efeitos mais comuns do stresse. Ao contrário do que pode pensar, evite a esfoliação excessiva pois pode provocar uma maior produção de sebo no rosto, para compensar aquele que estamos a remover.
Se tem apenas uma ou duas borbulhas aposte em tratamentos localizados com ácido salicílico, caso contrário use hidratantes não comedogénicos, que ajudem a secar a pele.
3. Para quem se encontra na ponta oposta e está a sofrer com pele seca, lave o rosto apenas uma vez por dia com um bálsamo ou leite. De seguida aposte num hidratante rico em ácido hialurónico, ceramidas e vitamina E.
PS: Agora que está em casa, aproveite também para dar algum ‘descanso’ à pele e use maquilhagem apenas nos dias em que tem reuniões pelo Skype, Zoom ou FaceTime.