© Freepik
Sabia que as suas rugas podem ter origem emocional? Isto é o que diz uma especialista

Sabia que as suas rugas podem ter origem emocional? Isto é o que diz uma especialista

Paula Sá, professora de yoga facial, explica-nos como as nossas emoções, positivas e negativas, impactam a nossa aparência.

Por Abr. 23. 2025

Lembra-se da primeira vez que se viu ao espelho e “encontrou” uma ruga de expressão? Provavelmente, isto aconteceu após se irritar com alguma coisa ou ter dado uma grande gargalhada. Sim, porque estas rugas de expressão, tal como o nome indica, vão marcando a sua presença à medida que vamos repetindo certas expressões faciais, seja por estarmos felizes, tristes ou sob stresse.

Segundo Paula Sá, professora de Yoga Facial, as nossas emoções não só afetam o nosso bem-estar físico e mental, como também podem deixar marcas visíveis na nossa pele. Mas como?

Paula Sá, professora de Yoga Facial e autora do livro Yoga Facial (Nascente)

©Paula Sá

Como é que as emoções afetam a nossa pele?

“A pele é o maior órgão do corpo humano estando intimamente ligada ao nosso sistema nervoso, por isso quando experimentamos emoções intensas, desencadeamos uma série de respostas físicas e emocionais que levam a mudanças visíveis na pele”, explica Paula Sá. “O stresse, a felicidade, a tristeza e outras emoções podem influenciar a saúde e a aparência da nossa pele de forma positiva ou negativa dependendo da intensidade e da regularidade como as sentimos”.

Por exemplo, o stresse e a tristeza podem levar a expressões faciais repetitivas, como franzir a testa, que ao longo do tempo podem formar rugas permanentes. Por outro lado, emoções positivas promovem a libertação de endorfinas e serotonina, conferindo um brilho saudável à pele.

As nossas emoções manifestam-se no rosto assim:

©Paula Sá

Rugas horizontais da testa: Comuns em pessoas que frequentemente franzem a testa devido ao stresse ou preocupação. É a repetição desse movimento que pode causar linhas horizontais permanentes.

Bigode chinês: Também chamado de sulco nasolabial, consiste nas rugas que se formam ao redor da boca, desde o nariz até ao canto dos lábios. Estas linhas estão associadas à felicidade, à sabedoria e ao propósito.

Ruga do leão: As linhas verticais entre as sobrancelhas, também chamadas de linhas “11”, são comuns em pessoas que frequentemente expressam raiva ou frustração (mesmo quando guardam este tipo de emoções para si mesmas e não o mostram exteriormente).

Linhas de marionete: Rugas que vão dos cantos da boca para o queixo, frequentemente associadas a expressões de tristeza ou amargura.

Pés de galinha: Linhas finas que se formam ao redor dos olhos devido ao sorriso frequente ou ao “apertar” os olhos. Estas linhas são um dos primeiros sinais de envelhecimento, mas também são marcas de alegria e vivacidade.

Fonte: Livro Yoga Facial, de Paula Sá
Mais sobre rosto , rugas