*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
Assim que caem os primeiros pingos de chuva, o cabelo parece ganhar vida própria. Tal como acontece a Monica Geller, em Friends, os nossos fios crescem, crescem, crescem e ficam maiores que o mais alto edifício do Mundo, localizado (para já) no Dubai.
Nesses dias de maior humidade, o efeito frizz faz-se sentir e queremos escondê-lo com rapidez. Convocamos, de imediato, o exército de acessórios de cabelo para este combate, deixando para trás os nossos fios lisos e impecavelmente cuidados em casa.
Todavia, a forma como secamos e estilizamos o cabelo nas alturas de maior pluviosidade está diretamente relacionada com o aspeto da nossa cabeleira ao longo desse dia.
Ou seja, se alterarmos ligeiramente a nossa rotina, podemos enfrentar a chuva de cabeça erguida e sem um chapéu ou gorro.
Cabelo perfeito em dias de chuva
Como? Rute Ricardo, diretora técnica da Jean Louis David, diz ser “fundamental a utilização de produtos anti-humidade”.
Além disso, explica que a “secagem deve ser a 100%”, sem deixar qualquer mecha húmida, e deixando “o cabelo na forma desejada, antes de se proceder à fixação ou utilização do leave-in final”.
Helena Vaz Pereira, fundadora do GriffeHairstyle e uma das mais incontornáveis hairstylists nacionais, acrescenta que, após a secagem, deve “arrefecer o cabelo com ar frio”, de modo a diminuir a probabilidade de os fios ganharem jeitos.
Para quem tem cabelos encaracolados, aconselha ainda a utilizar o champô e máscara da linha Twist, da Sebastian Professionals, uma vez que “ajuda a consolidar as pontes da haste do cabelo”, deixando-o “mais reconstruído, mais hidratado e mais liso”.